Professoras do UniCV participam de Congresso de Internacionalização da Educação Superior, em Foz do Iguaçu
O evento abre espaço para debate e reflexão sobre os processos de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior
As professoras Marcela Favero e Paula Albero, que ocupam os cargos de diretora de Pós-graduação e Pesquisa e coordenadora do Programa de Iniciação Científica do UniCV, estão atualmente participando do III Congresso de Internacionalização da Educação Superior – CIES, que ocorre em Foz do Iguaçu. O evento teve início na quarta-feira, 30 de agosto, e continuará até esta sexta-feira, 1º de setembro. O congresso é promovido pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (Argentina), a Universidad Nacional de Asunción (Paraguai) e a Universidad de la República (Uruguai). Seu principal objetivo é promover discussões sobre a internacionalização da educação superior por meio de uma abordagem interdisciplinar.
Marcela Favero destacou que a participação no congresso é uma excelente oportunidade para a troca de informações, especialmente no momento em que a UniCV está expandindo seus processos de internacionalização. A universidade está promovendo e incentivando o intercâmbio internacional entre sua comunidade acadêmica, alinhando-se a um movimento global de compartilhamento e intercâmbio de conhecimentos e culturas, a fim de oferecer uma formação alinhada com os desafios modernos de integração.
Este é o terceiro CIES, sendo organizado por uma rede de pesquisadores da UNILA (Brasil), UNL (Argentina), UDELAR (Uruguai) e UNA (Paraguai). O congresso conta com a participação de renomados especialistas da área, proporcionando um espaço propício para o debate e reflexão sobre aspectos cruciais dos processos de internacionalização das instituições de ensino superior, principalmente no contexto do Mercosul.
Entre os temas abordados no congresso estão a gestão da internacionalização na educação superior, cooperação internacional e alianças estratégicas, análise e impactos da mobilidade acadêmica de estudantes, docentes e pessoal administrativo (presencial/virtual), mobilidade de profissionais, os impactos da COVID-19 no processo de internacionalização da educação superior, suporte e orientação para estudantes internacionais em instituições de ensino superior, internacionalização do currículo universitário, impactos da internacionalização da pesquisa, da extensão e da inovação, reconhecimento de créditos acadêmicos de estudantes e egressos internacionais, reconhecimento de títulos e exercício profissional, fluxos migratórios (voluntários/involuntários) e educação superior, e inclusão social e internacionalização da educação superior.