Semana Acadêmica de Ciências Humanas debate os desafios contemporâneos da área
Especialistas de diversos campos do conhecimento trazem contribuição ao evento, realizado no formato digital e transmitido pela internet para os participantes
A II Semana Acadêmica de Ciências Humanas do UniCV, realizada de 7 a 9 de novembro de 2023, tem como objetivo promover debates e contribuir para a produção de conhecimento em Ciências Humanas e seus Desafios Contemporâneos. O evento é conduzido de forma online, atraindo estudantes da modalidade de Educação a Distância de todo o Brasil.
A proposta do evento é fomentar uma ampla discussão sobre os desafios contemporâneos na área de humanidades. A temática é abordada por meio de palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos, envolvendo áreas como filosofia, ciências, artes, literatura e letras.
A abertura do evento foi realizada pelo professor e doutor em História, Saulo Justiniano, coordenador dos cursos de humanas no UniCV, que abordou o tema “A educação em tempos de fake News”. Saulo destacou os desafios da era da pós-verdade, enfatizando como o conhecimento digital tem contribuído para a formação de bolhas de informação e a disseminação de verdades únicas, à custa do senso comum. Ele enfatizou a importância de combater a “cultura da lacração” e promover o conhecimento científico, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais dialógico.
No primeiro dia, também ocorreu uma mesa-redonda que abordou “Os desafios contemporâneos nas Humanidades”, com a participação da Prof. Me. Carolina Dieguez (artista plástica e arquiteta), Prof. Me. Augusto César Ferreira (Filosofia) e o Prof. Dr. em Literatura Vicentônio Regis do Nascimento Silva.
Vicentônio discutiu a transição da sociedade sólida para a sociedade líquida, onde as relações humanas se tornaram mais efêmeras e transitórias. Ele ressaltou a importância de criar vínculos e humanizar as relações, especialmente no contexto educacional.
O professor Augusto César Ferreira enfatizou a necessidade de promover o debate e o diálogo nas humanidades, buscando a horizontalização do conhecimento e evitando a coisificação do ser humano.
A professora Carolina Dieguez destacou a importância de resgatar a criatividade e a habilidade inata do ser humano em um mundo cada vez mais automatizado. Ela salientou que a diferenciação do ser humano reside na capacidade de percepção, reflexão e subjetividade, e que é crucial preservar essas habilidades frente ao ensino tecnicista.
No dia 9 de novembro, o evento contará com uma palestra ministrada pela Profª. Dra. Sheila Oliveira Lima, da UEL, abordando os desafios no ensino atual de leitura e interpretação.
Em seguida, haverá uma mesa-redonda sobre “Os desafios contemporâneos no Ensino e Pesquisa em Religiões”, com a participação do Prof. Dr. Eduardo Sales de Lima (Teologia e Ciências da Religião), Prof. Me. Laís Azevedo Fialho (História) e Prof. Dr. Saulo Henrique Justiniano Silva (História e Sociologia).
A II Semana Acadêmica de Ciências Humanas promete ser um espaço de reflexão e discussão profunda sobre os desafios da área em um mundo em constante transformação.