Mapa Mental: Conheça esse método de estudo
Existem várias formas de estudar, organizar e memorizar os conteúdos. Hoje vamos conhecer como funciona o Mapa Mental, uma técnica de estudo popular entre os estudantes e que pode ser útil para você também. Confira o post e turbine seus estudos com essa ferramenta!
O mapa mental para estudos pode ser um grande aliado na hora de se preparar para as provas. Isso porque ele é um método de revisão baseado em palavras-chaves, desenvolvido para aumentar a capacidade do cérebro de armazenar o conhecimento e estimular o raciocínio lógico.
Um dos objetivos é acelerar a aprendizagem e ajudar os alunos na fixação dos conteúdos. Essa técnica foi difundida pelo psicólogo inglês Tony Buzan, na década de 1960, mas até os dias de hoje tem ajudado diversos estudantes a alcançarem sucesso na sua jornada.
Um Mapa Mental é feito a partir de um tema central de onde saem palavras-chave relacionadas a essa temática. Ele é ideal para quem aprende de maneira visual, pois é possível criar modelos bem coloridos, com ícones, palavras destacadas e o que mais a criatividade mandar.
Essa disposição das palavras e assuntos facilita a revisão e demonstra a relação entre os elementos estudados, ordenando-os numa sequência lógica. Isso é o que garante maior eficácia para lembrar o que foi estudado na hora da prova ou exame.
Ele pode ser usado em qualquer etapa dos seus estudos, e na hora da revisão da matéria, será um grande aliado.
Vamos, então, para algumas vantagens em usar um Mapa Mental:
-
Facilidade para fazer resumos
Como foi dito, elaborar resumos é o foco dessa técnica de estudo. Produzir resumos pode ser um trabalho difícil e, muitas vezes, acabamos copiando boa parte do conteúdo e não conseguimos selecionar o que é mais importante. O mapa mental é a maneira mais rápida e simples de conseguir um resumo bom e eficiente.
-
Exercício prático
Ler e assistir às aulas pode não surtir o efeito que gostaríamos para absorver todo o conteúdo, por isso, fazer exercícios práticos como o mapa mental irá ajudar a entender melhor a matéria, já que, para criar um, é necessário uma atividade mais ativa por parte do estudante, com atenção para realizá-lo.
-
Curta duração
Um resumo tradicional leva mais tempo para ser elaborado e revisado, enquanto que um mapa mental irá custar menos tempo tanto para ser feito como para ser revisado.
-
Pode ser feito durante a aula