Egresso de Direito do UniCV é aprovado em doutorado da USP, aos 28 anos
Formado em 2019, Felipe Alves da Silva, ex-aluno bolsista do Prouni, é orgulho para a instituição pelas conquistas obtidas
Em 2014, Felipe Alves da Silva iniciou sua graduação em Direito, no Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), e oito anos depois está ingressando no programa de doutorado em Filosofia de uma das instituições de ensino superior mais conceituadas do Brasil, a USP, de São Paulo, dando prosseguimento aos estudos de mestrado concluído, este ano, na mesma instituição.
Sua trajetória vem de uma história de superação. Primeira pessoa da família a ingressar no ensino superior e estudando com bolsa integral do Prouni (Programa Universidade para Todos), Felipe destaca o encaminhamento dado por professores da faculdade como essencial para o rumo que sua vida tomou.
Reconhecimento
O estudante conta que a decisão por seguir uma carreira acadêmica começou em 2014, sobretudo em razão de um professor, o Dr. Caio Henrique Lopes Ramiro, “não só um pesquisador fora da curva, mas também um grande mestre que, com o seu carisma e extrema competência, conseguiu criar em nós, alunos e alunas, um senso de comunidade, com a criação de espaços capazes de canalizar e desenvolver habilidades e competências, dando finalidade aos estudos”.
Felipe cita particularmente o Grupo de Estudos Schmittianos e o Grupo de Estudos em Direito e Literatura, ambos criados pelo Prof. Caio, como de fundamental importância no seu percurso. “Esse período altamente marcado por esforços individuais criaram uma espécie de ‘escola` e impactaram positivamente a mim e inúmeros colegas, que nunca esquecerão a tentativa de criar espaços de formação, de valorização dos afetos, de uma comunidade em torno de um objetivo comum”, cita o estudante, ao lembrar, também, os amigos que o apoiaram.
“Além do professor Caio Ramiro, um mestre e amigo, veio também uma turma de docentes fundamentais na minha formação, como os professores Alex Alves, Diogo Félix, João Toso e Gilberto Kalil, que acompanharam desde o início o meu trajeto, a quem sou muito grato e honrado por tê-los tido no caminho”, continua.
Direito e Filosofia
A partir do contato inicial com as aulas de “Filosofia do Direito”, na ocasião ministrada pelo Prof. Dr. Diogo Félix, e as de “Ciência Política” e “História do Direito”, ambas ministradas pelo Prof. Dr. Caio Ramiro, Felipe diz que definitivamente decidiu que a docência seria o seu caminho, o que o levou a fazer licenciatura em Filosofia na UEM, a partir de 2015, paralelamente ao curso de Direito.
A partir do próximo ano, Felipe atuará como professor substituto de filosofia no Instituto Federal do Paraná, em Umuarama. “Este é um bom espaço para dizer que tentarei levar adiante aquilo que meus professores me ensinaram. Eu espero verdadeiramente levar-lhes adiante comigo em minha atuação docente, na tentativa de fazer por outros aquilo que fizeram por mim.”
“Se hoje eu tenho um projeto pessoal que caminha lado a lado com a carreira acadêmica é por conta das amizades que fiz no período e por tal turma de professores, que, ao menos no período de 2014 a 2018, mostraram que andar na contracorrente é possível. O UniCV proporcionou isso, e sempre serei imensamente grato”, enfatiza.
Orgulho para o UniCV
Para o diretor acadêmico do UniCV, Alex Alves, professor de Felipe na graduação, a conquista do jovem enche a instituição de orgulho e a ele, particularmente. “É uma satisfação imensa saber dos resultados de um estudante, que soube aproveitar os ensinamento da faculdade e, inspirado por seus mestres, encontrar um caminho diferenciado para o seu futuro. Estamos extremamente felizes por este brilhante e determinado jurista e pesquisador”, afirmou.