É possível prever quais serão as profissões do futuro?
Você já parou para pensar que há poucos anos você seria chamado de louco se dissesse por aí que seria um engenheiro de carros autônomos? Tentar prever as profissões que estarão em evidência no futuro parece ser algo místico, sem nenhum embasamento técnico e científico. Mas não é bem assim, não é uma tentativa de adivinhar, mas uma prática baseada em dados e estudos, que trazem projeções levando-se em conta o cenário atual, contexto político, social, cultural e econômico, que contempla pesquisas, análises estatísticas, comparações, tudo isso realizado por especialistas, que analisam inúmeras variáveis com o intuito de compreender como elas vão impactar o futuro.
As profissões do futuro são ocupações profissionais em que há uma forte tendência de valorização nos próximos anos, pois se espera que as atividades desenvolvidas no futuro se tornem mais importantes ou porque podem surgir novas empresas com demandas para essas atividades. Independente do motivo, a procura pelos profissionais capacitados a exercer essas funções aumenta.
O mercado de trabalho recebe muita influência das questões culturais e evoluções tecnológicas, que alteram o estilo de vida. Por exemplo, com a pandemia do Novo Coronavírus, muitas das relações de trabalho se modificaram, a necessidade de se trabalhar em home office possibilitou repensar os padrões rígidos que governam a atividade laboral e as possibilidades de flexibilização de jornada, direitos trabalhistas e a proposta de um equilíbrio maior entre a vida profissional e pessoal.
Os avanços tecnológicos também têm levado a isso, pois se vive em uma época em que as mudanças ocorrem mais rápido do que nunca antes. As distâncias têm sido encurtadas e as demandas se modificam com grande velocidade. Este cenário traz um grande indicativo de como serão as formas de trabalho no futuro e possibilita pensar em profissões que terão destaque.
Para se ter uma ideia, ao relembrar os fatos decorrentes da Primeira Revolução Industrial, por exemplo, é possível identificar que ela trouxe através da automação, a troca da força dos animais por máquinas a vapor e com isso apareceu a função do operador de máquinas. Da mesma forma que na Segunda Revolução Industrial, a produção em larga escala, com a utilização da energia elétrica e novos maquinários, acabou com a manufatura. Novas profissões surgiram, outras desaparecerem. Assim é possível pensar o futuro, olhando para os exemplos do passado, vivenciando o presente e realizando projeções baseadas no contexto.
O UniCV está constantemente aprimorando o seu cardápio de cursos, a fim de atender as exigências do mercado de trabalho, e além disso, se antecipar na formação tanto técnica, como em nível superior e pós-graduação, na oferta de cursos que resultarão em profissões que atendam as demandas de um futuro próximo. A revista Forbes, considerada uma das mais conceituadas publicações sobre negócios e economia do mundo fez um levantamento de profissões futurísticas. Muitas delas se desdobram dos diversos cursos nas modalidades de graduação ou especialização do Centro Universitário Cidade Verde. Confira:
- Gestor de mídias sociais
- Engenheiro de software
- Programador/coder
- Especialista em inteligência artificial
- Programador de jogos digitais
- Cientista de dados
- Programador de multimídia
- Analista de cibersegurança
- Engenheiro de banco de dados
- Desenvolvedor de sistemas
- Engenheiro de automação agrícola
- Designer de máquinas agrícolas
- Engenheiro hospitalar
- Consultor analítico
- Gestor de leitos
- Engenheiro de dados da saúde
- Consultor digital
Algumas dessas profissões já existem hoje, mas devem ganhar ainda mais destaque e espaço no mercado de trabalho nos próximos anos. A dica é estar atento para perceber as tendências que têm surgido diariamente.