Andragogia
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
O licenciado em Andragogia é um educador preparado para transformar o aprendizado de adultos em experiências significativas. Domina os princípios da aprendizagem adulta, desenvolve estratégias pedagógicas inovadoras e utiliza tecnologias educacionais para tornar o ensino dinâmico e participativo.
Com comunicação clara, ética profissional e responsabilidade social, atua promovendo autonomia, engajamento e desenvolvimento contínuo dos alunos. É um profissional capaz de liderar processos educativos e inspirar o crescimento pessoal e profissional de seus estudantes.
Transforme a vida de jovens e adultos com o curso do UniCV!
OBJETIVO GERAL
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Formar profissionais capacitados e especializados no entendimento e aplicação dos princípios da andragogia, promovendo a educação de adultos por meio de metodologias inovadoras, adaptadas às necessidades individuais, e a capacitação dos adultos em diferentes contextos sociais, profissionais e culturais. >
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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– Explorar as características, necessidades, motivações e desafios dos adultos como alunos, levando em conta suas experiências de vida, expectativas e contextos diversos. >
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– Desenvolver estratégias e métodos de ensino específicos para educar adultos, considerando a andragogia como uma abordagem diferenciada da pedagogia, incluindo técnicas de aprendizagem ativa, participativa e orientada para o contexto de vida do aluno adulto. >
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– Capacitar os futuros profissionais para aplicar os princípios da andragogia em ambientes de aprendizagem de adultos, seja em contextos educacionais formais (salas de aula, universitários para adultos) ou em ambientes corporativos e de treinamento. >
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– Fornecer habilidades de comunicação, liderança, mediação e facilitação que são essenciais para envolver e apoiar adultos no processo de aprendizagem. >
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– Estimular a reflexão crítica sobre teorias de aprendizagem de adultos, assim como a capacidade de realizar pesquisas nessa área, contribuindo para o avanço do campo da andragogia. >
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– Possibilitar que o aluno aprenda a adaptar currículos e programas educacionais que atendam às necessidades específicas dos alunos adultos, levando em conta sua diversidade cultural, socioeconômica e cognitiva. >
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Tais objetivos visam preparar os graduados para atuarem como educadores de adultos em diversos contextos, promovendo estratégias de ensino mais adequadas às características e necessidades específicas desse público. >
MERCADO DE TRABALHO
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O licenciado em Andragogia tem um amplo campo de atuação: pode trabalhar como docente na formação de jovens e adultos, instrutor em cursos corporativos e palestras, gestor ou desenvolvedor de equipes, além de atuar de forma autônoma ou em instituições públicas e privadas. >
METODOLOGIA EAD
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No ensino a distância a construção do conhecimento é baseada na autonomia do aluno e o objetivo é dar flexibilidade à sua rotina. >
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Os professores compartilham o conteúdo e adaptam as melhores práticas e ferramentas para que possam transmitir os conhecimentos essenciais para uma prática profissional atualizada e de destaque no mercado. >
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Ao longo da trajetória de estudos o aluno terá acesso a materiais de apoio, vídeos, indicações de livros e textos para complementar as informações e aperfeiçoar os conteúdos apresentados, além de técnicas específicas desenvolvidas para cada disciplina e curso. >
MATRIZ CURRICULAR
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AAC – ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES >
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A LITERATURA NO CONTEXTO DA ANDRAGOGIA >
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ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIA E MÉTODOS >
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ANDRAGOGIA: FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA >
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ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS DO ENSINO DE ADULTOS NO BRASIL >
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ATIVIDADES EXTENSIONISTAS I >
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ATIVIDADES EXTENSIONISTAS II >
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ATIVIDADES EXTENSIONISTAS III >
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ATIVIDADES EXTENSIONISTAS IV >
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CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM >
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DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO >
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DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA >
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DIREITOS HUMANOS, NARRATIVAS E HISTÓRIAS DE VIDA >
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EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS (PRISIONAL, RURAL E URBANO) >
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EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS >
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EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS >
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EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES >
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EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA >
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EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NA ANDRAGOGIA >
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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I – ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – PARTE A – (PRÉ-REQUISITO PARA A PARTE B DO ESTÁGIO I) >
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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I – ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – PARTE B >
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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II – ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS II – PARTE A – (PRÉ-REQUISITO PARA A PARTE B DO ESTÁGIO II) >
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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II – ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS II – PARTE B >
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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III – ESPAÇOS NÃO ESCOLARES – PARTE A – (PRÉ-REQUISITO PARA A PARTE B DO ESTÁGIO III) >
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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III – ESPAÇOS NÃO ESCOLARES – PARTE B >
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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV – ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO OU EJA (GESTÃO) – PARTE – A (PRÉ-REQUISITO PARA A PARTE B DO ESTÁGIO IV) >
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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV – ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO OU EJA (GESTÃO) – PARTE – B >
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ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL >
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FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO >
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FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO >
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GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO >
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GESTÃO DE SALA DE AULA PARA ADULTOS >
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HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA >
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LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS >
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MATERIAIS DIDÁTICOS PARA SITUAÇÕES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES >
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METODOLOGIA ATIVA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS >
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METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO >
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OPÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS >
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POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS >
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO >
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TEORIAS DA ANDRAGOGIA >
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TRABALHO DOCENTE NA ANDRAGOGIA >
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DISCIPLINAS OPTATIVAS: >
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AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM >
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DISCIPLINA INTERNACIONAL >
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EMPREENDEDORISMO >
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NEUROFISIOLOGIA DA APRENDIZAGEM E MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS >
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A matriz apresentada encontra-se em ordem alfabética. As disciplinas previstas nos respectivos períodos de acordo com a Matriz Curricular serão definidas pela coordenação, ou seja, considerando a edição das Diretrizes Curriculares, emanadas do Conselho Nacional de Educação e poderá realizar adequações pertinentes na matriz curricular do curso. >
COORDENADOR(A)
Documentos necessários
- Cópia do Certificado do Ensino Médio (autenticado).
- Cópia da Certidão de nascimento ou casamento.
- Cópia do RG ou CNH.
- Cópia do CPF.
- Comprovante de Residência atualizado (conta de água ou de energia elétrica).
Requisitos
- Ter o Ensino Médio Completo