Uma turma de alunos do curso de Fisioterapia do UniCV teve a oportunidade de participar esta semana das atividades do Mês Dourado realizadas pela Secretaria de Saúde de Maringá na Unidade Básica de Saúde Iguaçu.

O “Agosto Dourado” foi designado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação, sendo que a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Apesar dos benefícios conhecidos, amamentar ainda é um desafio, e as taxas de aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses de vida estão aquém do esperado em diversos países – entre eles o Brasil. 

Por isso, todo tipo de apoio dado às lactantes é bem-vindo no esforço conjunto de aumentar os índices de amamentação.

Neste sentido, os estudantes do UniCV, além de realizarem atividade de alongamento e ensinarem exercícios físicos às gestantes atendidas na UBS Iguaçu que ajudam a melhorar a qualidade de vida, ainda confeccionaram um folder – entregue às futuras mamães -, com explicações sobre o período da lactação, chamando a atenção para a questão postural e outros cuidados o corpo durante a amamentação.

Os alunos estagiários foram orientados pelas professoras Fernanda Chagas Bueno e Priscila Almeida Inhoti. Segundo Fernanda, a atividade foi enriquecedora para os alunos, no sentido de aumentar a consciência sobre os cuidados e apoio que se deve oferecer às mulheres durante o período em que estão amamentando.