Ciências Biológicas
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Vire a página com o UniCV e transforme sua paixão pela natureza em uma carreira que faz a diferença!
O Bacharelado em Ciências Biológicas EAD do UniCV foi feito para quem tem curiosidade pela vida e vontade de entender como tudo se conecta na natureza. Mais do que uma formação teórica, o curso prepara você para atuar de forma prática e inovadora, com base em princípios éticos e responsabilidade socioambiental.
Durante a graduação, você desenvolve uma visão ampla sobre os seres vivos, a biodiversidade e os processos que sustentam o planeta, aprendendo a aplicar o conhecimento biológico em áreas como pesquisa científica, biotecnologia, gestão ambiental e saúde pública.
Com o ensino à distância do UniCV, você estuda com flexibilidade, apoio de tutores especializados e uma metodologia moderna, que une tecnologia, ciência e propósito.
MERCADO DE TRABALHO
-
O biólogo formado pelo UniCV está preparado para atuar em diversos segmentos, com oportunidades tanto no setor público quanto privado. Entre as principais áreas de atuação estão: >
-
• Pesquisa e Inovação Científica: universidades, laboratórios e centros de pesquisa. >
-
• Gestão e Conservação Ambiental: órgãos públicos, ONGs, parques e consultorias. >
-
• Biotecnologia e Bioindústria: indústrias farmacêuticas, alimentícias, cosméticas e agrícolas. >
-
• Saúde e Diagnóstico: laboratórios, hospitais e instituições de vigilância sanitária. >
-
• Educação e Divulgação Científica: ensino técnico e superior, museus e espaços educativos. >
-
• Consultoria e Perícia Ambiental: assessoria técnica e elaboração de projetos sustentáveis. >
-
• Serviço Público: cargos em secretarias ligadas ao meio ambiente, saúde e agricultura. >
OBJETIVOS DO CURSO
-
Geral: >
-
O propósito fundamental do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas é capacitar profissionais para atuar com profundo conhecimento e aplicação da Biologia, mantendo compromisso ético, responsabilidade socioambiental e rigor científico. O curso visa preparar o estudante para compreender a vida em suas diversas dimensões, desde os processos moleculares até os ecossistemas complexos, aplicando esse conhecimento para impulsionar o desenvolvimento científico, tecnológico e social, com foco na conservação da biodiversidade, na promoção da saúde e na sustentabilidade do planeta. >
-
• Fundamentação Teórica Sólida: proporcionar uma base robusta de conhecimento teórico e metodológico em Biologia, abrangendo áreas essenciais como Biologia Celular, Molecular, Genética, Ecologia, Zoologia, Botânica, Microbiologia e Biofísica. >
-
• Habilidades Práticas e Investigativas: desenvolver a capacidade de aplicar técnicas e metodologias de pesquisa em laboratório e em campo, incluindo a análise de dados e o uso de ferramentas de bioinformática, preparando o futuro profissional para o planejamento e a execução de projetos de pesquisa e extensão. >
-
• Fomento ao Pensamento Crítico e Ético: estimular a análise crítica da realidade biológica, social e ambiental, bem como a condução da prática profissional alinhada a princípios éticos, democráticos e de responsabilidade socioambiental. >
-
• Promoção da Interdisciplinaridade: incentivar a atuação em equipes multidisciplinares, colaborando com diferentes especialidades e profissionais para abordar problemas complexos e propor soluções inovadoras. >
-
• Capacitação para Pesquisa e Inovação: preparar o estudante para atuar tanto na pesquisa básica quanto na aplicada, comprometendo-se com a divulgação de descobertas e com o desenvolvimento de novas tecnologias e conhecimentos. >
-
• Consciência Ambiental e Social: fortalecer a compreensão do papel do biólogo como agente de mudança, engajado na conservação da biodiversidade e na melhoria da qualidade de vida, considerando os impactos éticos, sociais e epistemológicos de suas ações. >
MATRIZ CURRICULAR
-
ANATOMIA HUMANA >
-
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS I >
-
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS II >
-
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS III >
-
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS IV >
-
BIOFÍSICA E FISIOLOGIA ANIMAL >
-
BIOINFORMÁTICA APLICADA À BIOLOGIA >
-
BIOLOGIA CELULAR >
-
BIOLOGIA MOLECULAR >
-
BIOQUÍMICA GERAL E METABÓLICA >
-
BOTÂNICA I >
-
BOTÂNICA II >
-
ECOLOGIA: POPULAÇÕES, COMUNIDADE E ECOSSISTEMAS >
-
ECOSSISTEMAS ESPECIAIS >
-
ECOSSISTEMAS TERRESTRES E AQUÁTICOS >
-
EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL >
-
EMBRIOLOGIA ANIMAL COMPARADA >
-
EMBRIOLOGIA HUMANA >
-
EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE >
-
EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS >
-
ESCRITA CIENTÍFICA >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO >
-
ESTUDO SOBRE GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA >
-
ÉTICA E BIOÉTICA NA SAÚDE >
-
EVOLUÇÃO, SISTEMÁTICA E FILOGENÉTICA >
-
FÍSICA APLICADA À BIOLOGIA >
-
FISIOLOGIA HUMANA >
-
GENÉTICA GERAL E HUMANA >
-
HISTOLOGIA >
-
IMUNOLOGIA >
-
METODOLOGIA E TÉCNICA DE PESQUISA >
-
MICOLOGIA E VIROLOGIA >
-
MICROBIOLOGIA >
-
PARASITOLOGIA >
-
PESQUISA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS >
-
QUÍMICA GERAL APLICADA À CIÊNCIAS BIOLÓGICAS >
-
QUÍMICA ORGÂNICA APLICADA À CIÊNCIAS BIOLÓGICAS >
-
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO >
-
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS >
-
ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS >
-
OPTATIVAS: >
-
BIOTECNOLOGIA >
-
ECOLOGIA E ANÁLISES AMBIENTAIS >
-
BOTÂNICA ECONÔMICA >
-
DISCIPLINA INTERNACIONAL >
-
*A matriz apresentada encontra-se em ordem alfabética. As disciplinas previstas nos respectivos períodos de acordo com a Matriz Curricular serão definidas pela coordenação, ou seja, considerando a edição das Diretrizes Curriculares, emanadas do Conselho Nacional de Educação e poderá realizar adequações pertinentes na matriz curricular do curso.* >
COORDENADOR(A)