Letras – Português e Italiano
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Vire a página e transforme sua paixão pelas palavras em uma carreira cheia de propósito e significado!
Se você é apaixonado por idiomas, cultura e novas formas de ensinar, esse curso é para você!
Aqui, o aprendizado vai muito além da gramática: é sobre comunicação, criatividade e conexão entre pessoas e culturas.
Mais do que dominar línguas, o licenciado em Letras se torna um agente de transformação, capaz de inspirar, educar e abrir horizontes por meio da linguagem.
Com o suporte do UniCV, uma instituição com nota máxima no MEC, você estuda com flexibilidade e qualidade, unindo teoria, prática e tecnologia.
MERCADO DE TRABALHO
-
O licenciado em Letras – Português e Italiano encontra um mercado diversificado e cheio de oportunidades, dentro e fora da sala de aula: >
-
• Docência: Ensino de Português e Italiano em escolas públicas e privadas. >
-
• Educação a distância: Tutoria, produção e coordenação de cursos on-line. >
-
• Tradução e revisão: Atuação em editoras, agências e projetos bilíngues. >
-
• Produção de conteúdo: Criação de materiais didáticos e literários. >
-
• Comunicação e cultura: Consultoria linguística, eventos e projetos culturais. >
-
• Pesquisa e extensão: Participação em iniciativas acadêmicas e científicas. Com uma formação versátil e sólida, o profissional está pronto para atuar em diferentes contextos, conectando idiomas, culturas e pessoas. >
OBJETIVOS DO CURSO
-
Geral: >
-
Formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens oral, escrita e multimodal em Língua Portuguesa e Italiana, conscientes de seu papel na sociedade e preparados para atuar como agentes de transformação e promoção do conhecimento. >
-
Específicos: >
-
• Dominar o uso das línguas portuguesa e italiana e compreender seu desenvolvimento histórico e cultural; >
-
• Atuar com visão crítica e reflexiva, relacionando linguagem, sociedade e ensino; >
-
• Desenvolver competências para o ensino, pesquisa e extensão, tornando-se protagonistas na construção do conhecimento; >
-
• Analisar e aplicar teorias e métodos de ensino adequados a diferentes contextos educacionais; >
-
• Promover o domínio linguístico nas modalidades oral e escrita, com foco em leitura, produção e interpretação de textos; >
-
• Valorizar as literaturas de língua portuguesa e italiana, reconhecendo sua diversidade e relevância cultural; >
-
• Utilizar tecnologias da informação e comunicação (TICs) para aprimorar a prática pedagógica; >
-
• Fomentar a interdisciplinaridade e a educação inclusiva, respeitando as diferenças e promovendo a cidadania >
MATRIZ CURRICULAR
-
CULTURA BRASILEIRA >
-
CULTURA ROMANA >
-
DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO >
-
EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS >
-
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ITALIANA I-ENSINO FUNDAMENTAL II- A >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ITALIANA I-ENSINO FUNDAMENTAL II- B >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ITALIANA II-ENSINO FUNDAMENTAL II-A >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ITALIANA II-ENSINO FUNDAMENTAL II-B >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ITALIANA III-ENSINO MÉDIO-A >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ITALIANA III-ENSINO MÉDIO-B >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ITALIANA IV-ENSINO MÉDIO- A >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ITALIANA IV-ENSINO MÉDIO- B >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA I-ENSINO FUNDAMENTAL II- A >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA I-ENSINO FUNDAMENTAL II- B >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA II-ENSINO FUNDAMENTAL II-A >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA II-ENSINO FUNDAMENTAL II-B >
-
Aula rascunhoESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA III-ENSINO MÉDIO-A >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA III-ENSINO MÉDIO-B >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA IV-ENSINO MÉDIO-A >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA IV-ENSINO MÉDIO-B >
-
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL >
-
FILOLOGIA ROMÂNICA >
-
FONÉTICA E FONOLOGIA >
-
HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA >
-
LÍBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS >
-
LÍNGUA ITALIANA: A CULTURA E A DIVERSIDADE DA LÍNGUA >
-
LÍNGUA ITALIANA: ESTRUTURAS AVANÇADAS NA LÍNGUA ITALIANA >
-
LÍNGUA ITALIANA: ROTINAS DIÁRIAS E ASPECTOS CULTURAIS >
-
LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA >
-
LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE E SEMÂNTICA >
-
LINGUÍSTICA APLICADA >
-
LINGUÍSTICA I >
-
LINGUÍSTICA II >
-
LINGUÍSTICA III >
-
LITERATURA BRASILEIRA >
-
LITERATURA PORTUGUESA >
-
LITERATURAS EM LÍNGUA ITALIANA I >
-
LITERATURAS EM LÍNGUA ITALIANA II >
-
OFICINA DE COMPREENSÃO E EXPRESSÃO ORAL EM LÍNGUA ITALIANA >
-
PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA ITALIANA I >
-
PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA ITALIANA II >
-
PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I >
-
PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II >
-
PRODUÇÃO DE TEXTO >
-
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO >
-
TEORIA LITERÁRIA >
-
OPTATIVA: >
-
DISCIPLINA INTERNACIONAL >
-
EMPREENDEDORISMO >
-
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL >
COORDENADOR(A)