Ocorreu nos dias 03, 06 e 10 um Júri Simulado do 10º Semestre do curso de direito da UniFCV. Os estudantes se encontraram no fórum de Maringá que gentilmente cedeu o espaço para a simulação de um crime por razão banal. Durante a atividade os alunos tomaram as rédeas do processo, que teve interferência mínima dos professores ali presentes. 

O projeto foi organizado pela coordenadora do curso, professora Priscila Armelin, e pelo professor Carlos Eduardo Pires Conçalves, que proporcionou o treinamento e orientações para os alunos e se diz orgulhoso com o resultado: “Sem dúvida. A atividade foi muito bem desenvolvida pelos alunos. Eu fiquei particularmente feliz com a dedicação e o interesse demonstrado por eles, sobretudo para buscar elementos fora do processo para suas teses, como por exemplo questões referentes à medicina legal. É muito satisfatório vê-los incorporando a função. Levaram muito à sério.”

Com expressões sérias e concentradas, alunos do 10º semestre deram continuidade na atividade, aplicando na situação os aprendizados colhidos nas aulas teóricas proporcionadas pelo curso. A atividade se desenvolveu com fluidez e garantiu uma experiência inédita para os alunos, que agora carregam consigo um novo tipo de conhecimento. 

“É uma atividade final da disciplina de estágio processual penal. Nesta edição eles analisaram um crime de homicídio qualificado por motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa da vítima, além da ocultação de cadáver. Vários deles disseram que foi uma oportunidade ímpar na vida acadêmica deles, porque se sentiram mais próximos da realidade forense.”, finaliza o professor Carlos Eduardo.