Ação proporciona conhecimento, atendimento e integração entre acadêmicos e moradores da comunidade

UniCV em Ação atendeu cerca de 500 moradores de Sarandi

Uma união entre cursos de graduação e pós-graduação presenciais e à distância do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) com lideranças da comunidade e parceiros resultou no atendimento a quase 500 moradores de Sarandi em mais uma edição do projeto UniCV em Ação, realizada no dia 25 de maio, no ginásio de esportes Barba Rala, no Jardim Nova Independência.

O projeto envolveu 105 integrantes do UniCV dos cursos de Fisioterapia, Pedagogia, Psicomotricidade, Empreendedorismo Educacional, Psicologia, Educação Especial, Biblioteconomia, Design Gráfico, Serviço Social, Nutrição, Gestão Financeira, Gestão de Resíduos Sólidos, Ciências Contábeis, Administração Pública e Gestão Pública, Letras, Engenharia de Produção, Educação Física, Gestão do Esporte, Direito, Psicologia e Biomedicina, além da colaboração do curso de Pós-Graduação em Estética e Cosmética e a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A população foi atendida com 25 serviços nas áreas de saúde, educação, direito, gestão, tecnologia, engenharia e assistência social. O objetivo principal do projeto é oportunizar para os alunos um espaço de convivência e partilha na comunidade, ampliando as oportunidades de acesso a informações e ao conhecimento, por meio de atividades que contribuem para o desenvolvimento local e para a formação integral dos estudantes, e melhorar a qualidade de vida dos moradores.

O UniCV em Ação é realizado em parceria com a Associação dos Pais Autistas de Sarandi (Apas), Associação Beneficente Betesda Missão e Paz, Construindo o Eu do Futuro (CEF), Comunidade Evangélica Videira, Escola Tuiuti e Cei’s, Inova, Paróquia São Paulo Apóstolo, Pescadores de Vida, Promec, Rotary, Secretaria da Juventude (Sejuv), Secretaria de Assistência Social, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, e com a contribuição do vereador Fábio Balako.

O projeto se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar e ODS 4 – Educação de Qualidade.

Confira alguns dos serviços prestados para a comunidade do UniCV em Ação em Sarandi:

Saúde

Testes rápidos de tipagem sanguínea e glicemia com orientação dos resultados, orientações nutricionais, avaliação do índice de massa corporal (IMC), teste de intensidade de força, técnicas de higienização da pele e revitalização facial, orientações sobre alongamentos e postura.

Emprego e empreendedorismo

Divulgação das oportunidades de emprego e foto digital para currículo;       orientações sobre empreendedorismo, gestão de orçamento familiar, Educação Financeira para a Pessoa Idosa; orientações aos MEIs que fabricam produtos, planejamento e custo da produção.

Jurídico e assistência social

Informações sobre Direito Familiar, do Consumidor, Previdenciário e TEA; orientações sobre combate e prevenção do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Crianças

Para as crianças também estão previstas uma série de atividades lúdicas e recreativas, incluindo: contação de histórias, tapete sensorial, pintura, jogos, amarelinha, pipoca, algodão doce e cama elástica.