UniCV conquista selos de Responsabilidade Social Ipê Branco e ABMES

Instituição de ensino lidera iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, inspirando transformação

 

O engajamento das universidades em práticas de ESG (ambiental, social e de governança) é uma necessidade cada vez mais evidente em um mundo que enfrenta desafios como as mudanças climáticas, a desigualdade social e o avanço da educação de qualidade.

 

O Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) destaca-se nesse cenário ao receber os selos Ipê Branco e ABMES, certificações que reconhecem ações consistentes e inovadoras na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

 

O Selo Ipê Branco nível prata na categoria empresarial reconhece o UniCV pelas boas práticas ambientais e sociais, colaborando para a construção de uma cidade mais sustentável. E o Selo de Responsabilidade Social ABMES mostra à sociedade que a instituição promove ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida.

 

Segundo a coordenadora de Responsabilidade Social do UniCV, Izabeth Silveira, essa conquista reforça o compromisso do UniCV com o propósito de transformar a vida das pessoas pela diversidade, criatividade e sustentabilidade. “Esses selos demonstram a validação do compromisso do UniCV em promover ações concretas que impactam positivamente o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável da nossa comunidade. Estamos orgulhosos de sermos reconhecidos como uma instituição socialmente responsável, e isso nos inspira a continuar contribuindo para a construção de um futuro mais solidário e sustentável”, disse.

 

A instituição contribui diretamente para os 17 ODS, com destaque para iniciativas voltadas à educação de qualidade (ODS 4), igualdade de gênero (ODS 5), e consumo e produção responsáveis (ODS 12), impactando positivamente alunos, docentes e a comunidade.

 

Para o corpo docente, o envolvimento em projetos de ESG proporciona oportunidades de pesquisa aplicada e fortalecimento da atuação acadêmica, ao mesmo tempo em que conecta a ciência à prática. Para os estudantes, a integração em projetos sustentáveis fomenta a cidadania, a criatividade e habilidades voltadas ao mercado de trabalho. Já para a comunidade, as ações promovidas pelo UniCV criam impacto direto, como oficinas de educação ambiental, iniciativas de inclusão social e apoio ao empreendedorismo local.

 

Dados da Organização das Nações Unidas mostram que 90% das metas dos ODS dependem da colaboração entre diferentes setores, e as universidades são protagonistas nesse movimento, como pontua a UNESCO. Por meio de parcerias estratégicas e inovação, o UniCV exemplifica como instituições de ensino superior podem se tornar catalisadoras de transformação.

 

Para o reitor do UniCV, José Carlos Barbieri, “com essa visão, o UniCV fortalece seu papel como uma referência para outras instituições e reforça a relevância das universidades como motores de mudanças sustentáveis e inclusivas”, conclui.

 

Faça um Comentário

Your email address will not be published.