Saiba quais possíveis carreiras seguir na área de Pedagogia
“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”. A célebre frase de Paulo Freire, um dos mais notáveis educadores brasileiros, revela a importância da educação como promotora de sentido, que possibilita o verdadeiro desenvolvimento humano. Inevitável citar o tema “educação”, sem mencionar uma das profissões mais atreladas a ela: a Pedagogia.
A graduação em Pedagogia traz conhecimentos aprofundados para dominar técnicas e metodologias de aprendizagem, que possibilitam exercer a profissão na educação infantil, ensino fundamental, gestão escolar, entre outros, e abre um leque de opções de atuação. Contempla disciplinas que ampliam a visão crítica e social, tais como a Psicologia, Filosofia, Sociologia sendo uma formação com bases sólidas que estruturam os processos educacionais e com isso há inúmeras possibilidades no mercado de trabalho.
Além disso é uma área que se preocupa com a temática da inclusão nas escolas, não apenas as deficiências físicas ou cognitivas, mas também a diversidade de gênero e etnia, educação de jovens e adultos e direitos humanos. Com o compromisso de uma profissão que prima por lidar com as diferenças e com o desafio de suprir as necessidades de uma população cada vez mais heterogênea.
O Pedagogo é o profissional cuja presença é indispensável em qualquer sociedade que se propõe a evoluir. Em outras palavras, o Pedagogo é imprescindível para formar as bases do desenvolvimento. Já dizia o conceituado Jean Piaget, “o principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas”, e hoje há várias formas de se fomentar a educação com novas propostas na pedagogia.
As necessidades contemporâneas ampliaram o mercado de trabalho do Pedagogo, capacitando profissionais para a formação continuada. São atividades que o Pedagogo pode exercer: Ensino em escolas públicas e privadas; Administração Escolar; Educação especial; Pedagogia empresarial; Orientação educacional e pedagogia empresarial/ hospitalar; Consultorias e assessorias; Edição de livros didáticos; Treinamento e coordenação em empresas privadas e muitos outros.
De acordo com publicação no portal guiadecarreira.com, a Pedagogia é uma das áreas com maior taxa de empregabilidade no Brasil. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 94,13% dos pedagogos estão empregados. É uma área que possibilita trabalhar em diversos setores.
Veja algumas locais de atuação do profissional da pedagogia:
- Instituições de Ensino: como professor até o 5º ano, supervisor, psicopedagogo, coordenador/orientador pedagógico ou diretor.
- Órgãos públicos: municipais, estaduais ou federais, planejando, fiscalizando e coordenando programas e políticas públicas educacionais.
- Empresas privadas: nas áreas de Recursos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento, Responsabilidade Social, etc.
- ONGs: desenvolvendo e coordenando programas sociais e educativos para o desenvolvimento da comunidade.
- Instituições de Saúde: na aprendizagem, recreação e apoio emocional de crianças e adolescentes internados para tratamento.
- Indústria de brinquedos: pesquisa, consultoria, análise e produção de brinquedos, classificação de faixa etária.
- Cultura: orientando atividades educativas em estabelecimentos como: museus, bibliotecas, brinquedotecas, centros culturais e recreativos.
- Mídia e Editoras: elaborando e analisando conteúdos para o público infantil, programas educacionais, livros infantis, didáticos e paradidáticos.
- Professor na educação infantil: nos anos iniciais do ensino fundamental (turmas do primeiro ao quinto ano) e na educação de jovens e adultos correspondente ao ensino fundamental.
- Ensino Médio: Ministração de disciplinas pedagógicas.
- Serviços e apoio escolar: na educação profissionalizante.
- Em Processos educativos: no planejamento, coordenação, execução e avaliação.
- Gestão escolar: na educação corporativa e no terceiro setor.
Como em toda profissão, os salários variam de acordo com a qualificação do profissional, experiência, local de atuação, tipo de instituição e cargo exercido. O profissional precisa estar em constante atualização e uma especialização pode agregar valor no mercado de trabalho.
São muitas as especializações que o profissional da Pedagogia pode buscar ao longo de sua carreira. Conheça algumas:
- Pedagogia Social: Desenvolvimento de atividades e conteúdos específicos para ONGs.
- Gestão Escolar: Voltada para a administração de instituições de ensino, gerenciando instalações, recursos humanos e financeiros.
- Pedagogia para Educação Especial: Desenvolvimento de práticas e conteúdos escolares específicos para crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais.
- Orientação Vocacional: Ajudar e orientar estudantes quanto à escolha profissional. ∙ Ensino a distância: Planejamento, coordenação e desenvolvimento de materiais para veiculação em cursos EAD.
- Pedagogia Empresarial: Treinamento e capacitação de funcionários de uma empresa.