Saiba como funcionam as horas complementares
O surgimento de dúvidas ao ingressar em uma universidade é muito comum entre os alunos, principalmente a respeito das obrigações acadêmicas que estarão por vir na graduação. Uma delas é o cumprimento das horas complementares, para que elas servem e como consegui-las com facilidade. Veja algumas informações que separamos para você entender melhor sobre o assunto sem complicações:
O que são?
As horas complementares são atividades extracurriculares obrigatórias dentro de uma graduação de ensino superior, sendo previstas em lei e instituídas pelo Ministério da Educação (MEC).
Essas atividades devem ser realizadas simultaneamente aos estudos, durante o período da formação. Além disso, é necessário que sejam relacionadas às temáticas do curso e área de atuação escolhidas.
Uma outra característica importante das horas complementares é que elas possuem divisões, podendo ser de cunho acadêmico, quando se tratam de convenções ou palestras, por exemplo; científico, se forem ligadas a pesquisas e projetos técnicos, de iniciação científica; ou cultural, como atividades voltadas para a Arte ou até mesmo ações sociais.
Cada curso e instituição de ensino exigem uma quantidade diferente e específica de horas complementares para que a graduação seja concluída. Sem esse requisito cumprido, não é possível garantir o diploma superior.
Para que servem?
Um bom aproveitamento das aulas e atividades oferecidas pela Instituição é essencial para concluir a graduação preparado para uma carreira de sucesso na área escolhida. Porém, outras formas de adquirir conhecimento e experiência também são bem vindos nesse percurso.
Apesar da formação no ensino superior ser considerada suficiente para a capacitação e o exercício de determinadas profissões, nem todas as instruções e aprendizados serão conquistados na grade curricular do curso.
As atividades e eventos extracurriculares podem proporcionar muito mais do que horas complementares, sendo uma maneira de agregar ainda mais valor às suas competências e ao seu currículo.
Contar com certificados de cursos de extensão, de participação em eventos, congressos e ações sociais pode ser um diferencial para quem busca vantagens no mercado de trabalho. É uma forma de se destacar positivamente, pois indica que você possui conhecimentos além do esperado com a formação acadêmica, ou seja, o candidato pode oferecer mais do que o exigido para determinada vaga ou cargo, o que chama bastante a atenção de empresas e instituições.
Como conseguir?
A notícia boa é que as horas complementares são relativamente fáceis de serem obtidas, ainda mais se o seu curso tiver uma duração mais longa.
Cursos livres presenciais e on-line, congressos, eventos, palestras, projetos de extensão e iniciação científica, estágios, monitorias, trabalho voluntário e participação em ações sociais podem render a conclusão das horas complementares exigidas pelo seu curso.
No UniCV, os alunos têm acesso às atividades complementares durante toda a graduação. Logo no início do ano acontece o Trote Solidário, uma campanha que visa arrecadar materiais escolares e livros didáticos para crianças. As doações serão destinadas ao Abrigo Municipal de Maringá e sua ação pode garantir além de mais qualidade e incentivo aos estudos, 10 horas complementares.
Além do Trote, anualmente ocorrem as semanas acadêmicas específicas de cada área, onde você pode assistir palestras e workshops relacionados ao seu curso. Por exemplo, se você é aluno de Pedagogia ou demais cursos de licenciatura, é interessante participar do Congresso de Educação, que neste ano ocorre entre os dias 17 e 20 de abril. O Ciclo de Estudos também pode ser uma opção, ainda mais porque abrange todas as graduações.
Para quem busca uma carreira no empreendedorismo, o Day One e o Esperançar são ótimas oportunidades de não apenas garantir horas complementares, mas também de estar ainda mais atualizado sobre o mercado de trabalho e até mesmo dar os primeiros passos no seu negócio.
Legal, não é? No fim das contas, participar das atividades extracurriculares acaba deixando de ser somente um requisito para concluir a graduação, não se limitando a obter horas complementares. Elas se tornam uma segunda recompensa, afinal, o principal objetivo dessas dinâmicas é adquirir cada vez mais conhecimento e experiências em sua futura área de atuação.
Texto por Lara Beatriz Arantes