Instituição de ensino superior conta com mais de 250 professores na graduação e pós graduação presencial e EAD

Em comemoração ao Dia do Professor, 15 de outubro, o UniCV presta uma homenagem aos educadores. Atualmente, são 250 professores, de graduação e pós-graduação presencial e à distância, que registram alta produtividade acadêmica e valorizam o nome da instituição.

Vale ressaltar que mais de 85% dos docentes do UniCV possuem título de mestre ou doutor, contribuindo com a nota 5 no MEC para a instituição, que figura entre as melhores do País. Eles são responsáveis pelo ensino de mais de 106 mil alunos matriculados nos mais de 900 polos do Brasil e de outros 4 países.

O professor dos cursos de Design Gráfico, ADS, Engenharia de Software e ADM do UniCV, Rafael Thiago Cezarin, se orgulha em seguir a carreira acadêmica há 8 anos. “Comecei a ensinar, porque tive incentivo, professores que são referências e inspiração. Estudei e me dediquei em todos os cursos que fiz, assim chegou o momento de transmitir o conhecimento e experiência que adquiri ao passar dos anos”, afirmou.

Com brilho no olhar, ele diz que ser professor é motivador e faz com que sempre busque se atualizar, ser melhor como pessoa e profissional. “É satisfatório encontrar um aluno ou ex-aluno bem sucedido, ou até mesmo aquele que te reconhece na rua e te chama de professor. Pra mim, a mais nobre das profissões”, ressaltou.

O Dia do Professor é fundamental para promover a reflexão sobre a importância do profissional docente e de sua valorização na sociedade. Em diversos níveis e em várias modalidades de ensino, é pela atuação qualificada de professoras e de professores que crianças e jovens constroem conhecimento e que novos profissionais são formados para o desenvolvimento da sociedade.

Neste dia, o reitor do UniCV, José Carlos Barbieri, parabeniza todos os professores, em especial os desta instituição de ensino superior. “Hoje, 15 de outubro, celebramos não só o que vocês ensinam, mas também o que vocês representam: a coragem de enfrentar os desafios da educação e a esperança de que, por meio do conhecimento, transformam vidas”, afirmou.

“Obrigado por serem instruídos de sabedoria e motivação! Que este dia seja repleto de reconhecimento e carinho, e que saibam o quanto são essenciais para o futuro dos nossos alunos. Com gratidão, feliz Dia do Professor”, complementou o reitor.

História

A comemoração do dia 15 de outubro como Dia do Professor se deve ao fato de Dom Pedro I ter assinado, em 1827, uma lei sobre o Ensino Elementar, que foi de grande valia para traçar objetos de estudos dos alunos, além de definir que no Brasil deveriam ter as escolas de primeiras letras, hoje chamado de Ensino Fundamental. Por fim, também se estipulou o salário dos professores.

E depois de um século, houve consenso entre os professores do Estado de São Paulo em utilizar esta data, que prevalece até o momento, para celebrar a profissão. Assim, em 1963, durante o governo João Goulart, foi decretado, oficialmente, o Dia do Professor em todo o País.