Curso de Letras – Língua Portuguesa e Libras encerra com sucesso Projeto Visibilidades
O encerramento do projeto foi marcado por uma roda de conversa com especialistas no assunto, que debateram inclusão e a importância da língua de sinais
O curso de Letras Português-Libras do UniCV concluiu com sucesso o Projeto Visibilidades, um esforço contínuo para fortalecer os laços entre a instituição e a comunidade surda. O encerramento do projeto foi marcado por uma roda de conversa com especialistas no assunto, que debateram a importância da língua de sinais e reafirmaram o compromisso da instituição com os surdos.
A psicóloga Annamaria Coelho Castilho, a fonoaudióloga Simoni Fidelis Guilhermetti e a pedagoga Tânia dos Santos Alvarez, doutora em Educação, participaram do encontro e contribuíram com reflexões relevantes. Inspiradas pelo filme “Seu Nome é Jonas”, que retrata as dificuldades enfrentadas por um menino surdo na escola nos anos 1970, as especialistas destacaram que, infelizmente, a realidade atual não mudou tanto para os surdos no país.
Simoni ressaltou a distância que ainda existe entre a sociedade e as necessidades das pessoas surdas, defendendo o bilinguismo como uma solução para sua inclusão no sistema educacional. O bilinguismo busca auxiliar o sujeito surdo por meio da utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as situações, considerando-a sua língua materna, enquanto a Língua Portuguesa é utilizada na modalidade escrita.
A abordagem bilíngue permite que os surdos escolham qual língua utilizar em cada situação linguística, proporcionando-lhes o acesso e o uso de ambas as línguas. As línguas de sinais são sistemas linguísticos utilizados para a comunicação entre pessoas surdas.
Tânia Alvarez defendeu que todos os esforços devem ser feitos para tirar os surdos do isolamento, afirmando que a Libras deveria ser sua primeira língua. As especialistas também destacaram que muitos surdos enfrentam obstáculos de aprendizagem que os impedem de ingressar na universidade. Tânia ressaltou que o aprendizado de uma língua está diretamente ligado ao desenvolvimento intelectual, reforçando a importância de uma abordagem inclusiva.
Annamaria chamou a atenção para a postura dos profissionais envolvidos, questionando que tipo de perspectivas os professores podem oferecer a essas crianças e como as enxergam. Ela enfatizou que, assim como no filme, ainda há dificuldades no acolhimento dessas pessoas.
Fátima Christina Calicchio, coordenadora do projeto, ressaltou que os debates promovidos durante o projeto levantaram questões essenciais para a preparação dos professores, destacando a necessidade de uma postura profissional mais atenta e comprometida com a inclusão. Ela acredita que o ciclo de estudos contribuiu para a construção de um olhar mais reflexivo.
O objetivo do “Projeto Visibilidades” foi promover a integração dos estudantes dos cursos de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras, Inglês e Espanhol, com a comunidade surda e os usuários da língua de sinais. Além da roda de conversa que encerrou o projeto, durante os meses de maio e junho, foram realizadas quatro palestras, abordando o tema, aproximando ouvintes, surdos e pesquisadores da cultura surda.