UniCV concede bolsas de estudo a pacientes renais de Santa Catarina
Pacientes em tratamento renal atendidos pela Associação Renal Vida, com sede em Blumenau (SC), serão beneficiados com um projeto de bolsas de estudos para o ensino superior, graças a uma parceria firmada entre a entidade, o Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) e a IWork Space, gestora de Polos de EAD do UniCV em cidades de Santa Catarina.
O projeto chamado “ReAprender” vai beneficiar pacientes e dependentes, buscando oferecer-lhes por meio do estudo uma nova perspectiva de vida após o tratamento, que costuma ser longo e tomar horas da pessoa em clínicas e hospitais, muitas vezes afastando-as do trabalho.
Segundo o idealizador e gestor dos polos de Blumenau, Joinville e Itajaí, Fabiel Furtado da Rocha, a ideia é que eles possam aproveitar o tempo que passam em sessões de hemodiálise para estudar, fazer uma graduação ou pós-graduação a distância, conforme o lema do Programa que é: “Reaprender seu mundo, inovando e criando oportunidades através da Educação”.
As bolsas oferecidas pelo UniCV são integrais e dão possibilidade ao estudante de escolher qualquer um dos seus mais de 80 cursos de graduação e mais de 200 de pós-graduação à distância.
Cinquenta pessoas estão sendo beneficiadas pelas bolsas de estudo em um primeiro momento; 47 em cursos de graduação e três de pós-graduação. Elas foram selecionados por uma equipe multidisciplinar da Renal Vida e assessores pedagógicos dos polos do UniCV.
O reitor José Carlos Barbieri recebeu a proposta com empatia e disse acreditar ser possível transformar a vida dessas pessoas, que se sentem fragilizadas durante a doença e necessitam muitas vezes de um estímulo para olhar adiante. “Nós esperamos que o estudo as ajude a ganhar qualidade de vida e ter uma perspectiva diferente para o futuro”, enfatizou o reitor.
O Projeto ReAprender é uma ação inédita que une educação e saúde. Espera-se por meio da educação e cultura, proporcionar o desenvolvimento do ser humano, capacitando-o e integrando-o ao ambiente social e mercado de trabalho.