Pacientes em hemodiálise celebram formatura pelo Programa ReAprender em Blumenau
Iniciativa pioneira oferece cursos de graduação e pós-graduação gratuitos a pacientes renais durante o tratamento
Nove pacientes em tratamento de hemodiálise participaram, no último dia 9 de dezembro, da cerimônia de formatura do Programa ReAprender, realizada no Centro Empresarial de Blumenau (CEB). O evento contou com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e do secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva.
O Programa ReAprender é uma iniciativa da Associação Renal Vida, em parceria com o Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), que oferece cursos de graduação e pós-graduação gratuitos a pacientes renais e seus familiares. O objetivo é transformar o tempo de tratamento em uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, permitindo que os pacientes estudem durante as sessões de hemodiálise, que podem durar até quatro horas.
Durante a cerimônia, o governador Jorginho Mello destacou a superação dos formandos: “É uma demonstração de superação, de fazer algo a mais. Queremos que eles saiam curados e formados”. O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, também ressaltou a importância da iniciativa: “É fundamental juntar a educação com saúde, é um exemplo a ser replicado que nós iremos sempre apoiar para que ele possa se expandir”.
Um dos formandos, Ivan de Oliveira, concluiu o curso de Design Gráfico e compartilhou sua experiência: “O projeto mudou minha vida acadêmica, porque eu tinha iniciado três graduações e não tinha conseguido terminar nenhuma. Estou muito feliz com a oportunidade”. Ivan aproveitou o tempo das sessões de hemodiálise para assistir às aulas e se dedicar aos estudos.
O presidente da Associação Renal Vida, Luis Claudio Franalacci, enfatizou o impacto positivo do programa: “A gente consegue gratuitamente estimular o paciente a voltar a estudar e aprender, devolvendo para a sociedade em trabalho, a sensação de significância. É um programa social que brilha nossos olhos”. Atualmente, o ReAprender oferece mais de 80 cursos de graduação e 300 de pós-graduação, com o objetivo de ampliar o número de formados.
Estima-se que 50% dos pacientes renais não completaram o ensino fundamental, e a oportunidade de profissionalização traz esperança e novas perspectivas para esses indivíduos. O Programa ReAprender, iniciado em maio de 2021, já beneficia pacientes em diversas unidades, incluindo Blumenau, Brusque, Itajaí, Rio do Sul e Timbó, transformando desafios em oportunidades de crescimento e reinserção no mercado de trabalho.
A cerimônia de formatura simboliza não apenas a conclusão de um curso, mas também a determinação e a resiliência dos pacientes que, mesmo enfrentando tratamentos intensivos, buscaram na educação uma forma de reconstruir suas vidas e contribuir ativamente para a sociedade.
Para mais detalhes sobre o Programa ReAprender e depoimentos dos formandos, confira o vídeo a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=0HMQMxP3NFA