7 estratégias de Marketing Pessoal para você alcançar o destaque profissional
Você já ouviu falar em Marketing Pessoal? Se a resposta for NÃO, para tudo e presta muito atenção nesse texto. Se a resposta for SIM, também continue aqui, porque você precisa conhecer as dicas que selecionamos. A seguir, entenda como essa ferramenta é indispensável para sua vida profissional.
O que é Marketing Pessoal?
Se você não aparece, não é notado! É aí que entra o Marketing Pessoal – um conjunto de estratégias que possibilita a criação ou fortalecimento de um perfil profissional, por meio da autopromoção. Para causar uma boa impressão logo de cara, suas qualidades precisam ser exploradas, destacadas e impossíveis de passarem despercebidas.
Nos últimos anos, o Ensino Superior deixou de ser um diferencial e se tornou, quase sempre, uma exigência curricular. Diante de tanta concorrência, cabe ao profissional investir em sua imagem e construir sua argumentação para conseguir as melhores vagas de emprego.
Você é o maior empreendedor da sua carreira! Por isso, chegou a hora de utilizar técnicas do marketing para mostrar ao mundo todo seu potencial.
As 7 estratégias que vão tornar a sua presença profissional inesquecível
Antes de tudo, é importante deixar claro que você não é a última bolacha do pacote. Há muitos profissionais qualificados e competentes em busca do emprego dos sonhos. Entretanto, nem todos param e se perguntam: o que eu preciso fazer para ter o diferencial competitivo? A resposta você confere agora!
- Defina seu objetivo: missão, valores e visão
Quando você sabe o que deseja, é muito mais fácil se tornar um expert no assunto. Sua comunicação precisa ser clara, objetiva e sincera. Tenha 3 parâmetros bem definidos:
- Missão: o que você espera entregar ao cliente ou ao recrutador;
- Valores: os princípios éticos que norteiam seu trabalho para que a missão seja cumprida;
- Visão: sua perspectiva de crescimento.
A junção desses 3 pontos demonstra sua credibilidade e passa confiança para quem está conhecendo seu trabalho.
2. Invista em qualificações e no desenvolvimento de habilidades
A qualificação profissional está para o currículo assim como a cereja está para o bolo. É o seu diferencial! Se realmente deseja se destacar, você precisa atualizar o conhecimento e investir em uma formação multidisciplinar.
Além da qualificação, algumas habilidades são indispensáveis para a construção de um perfil profissional sólido. Entre elas:
- inteligência emocional: compreender suas emoções e saber escutar os outros são competências fundamentais para criar um ambiente de trabalho mais humanizado;
- flexibilidade cognitiva: é preciso entender que não há somente uma verdade, aprenda a sair da zona de conforto para abraçar novas possibilidades e visões;
- Colaboração: você pode ser o melhor profissional do mundo, porém, se não sabe trabalhar em equipe, seus resultados sempre serão limitados.
3. Faça seu portfólio e promova seu trabalho
O currículo é um gênero textual que (por ser objetivo, curto e centrado em informações específicas) limita suas opções de ilustrar/demonstrar seu trabalho. Por isso, criar um portfólio é um meio de construir sua identidade passo a passo.
Há várias plataformas nas quais você pode hospedar seu portfólio e, a partir disso, incluir o link no seu currículo, redes sociais etc. Durante a criação, considere alguns pontos:
- coloque seus melhores trabalhos em destaque;
- mostre seus resultados;
- ressalte suas qualidades, habilidades e competências;
- demonstre seu processo de criação;
- preze pela organização;
- inclua hiperlinks, fotos, exemplos etc.
4. Construa sua rede de networking
O networking nada mais é que sua rede de contatos profissionais. Quanto mais você interage e troca experiências com pessoas da sua área ou correlatas, mais oportunidades surgem.
Participe de eventos, forme alianças, mantenha contato e alimente sua rede com conteúdos relevantes.
5. Marque presença nas redes sociais
Quando o assunto é fortalecer sua identidade visual, mostrar seu trabalho e alcançar novos clientes, as redes sociais são indispensáveis.
O Marketing Pessoal precisa estar atrelado com o Digital. Assim, é importante marcar presença em Mídias como Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter etc.
Além de passar credibilidade, construir um perfil humanizado facilita a interação com seu público-alvo. Para garantir o engajamento e a visibilidade, invista em:
- conteúdos orgânicos e patrocinados;
- frequência de postagens;
- interação com seu público e páginas;
- palavras-chave, hashtags;
6. Conheça a persona do seu cliente/recrutador ideal
A persona é o perfil que você deseja alcançar. Ao definir as características do seu público-alvo, por exemplo, idade, profissão e interesse, fica mais fácil escolher a abordagem e a linguagem da sua comunicação.
Esse é um recurso de direcionamento que ajuda na criação das estratégias de marketing, produção de conteúdo, e até mesmo para você saber como se comportar em uma entrevista de emprego.
7. Conte boas histórias
É hora de utilizar a artimanha da boa e velha história de pescador que, quando você menos percebe, já fisgou sua atenção.
Não é para sair contando um monte de mentiras. O segredo está em cativar a atenção do seu leitor, criar um enredo, com introdução, clímax e conclusão.
Conte a história do seu produto, da sua carreira, seja sua personagem principal.
E aí, já conhecia algumas dessas estratégias? Você é sua melhor marca! Coloque em prática essas dicas e os resultados chegarão. Entretanto, lembre-se: a credibilidade não é construída do dia para a noite, leva tempo, empenho e criatividade, porém, ela pode ser destruída com um único post nas redes sociais. Seja autêntico e esteja sempre acordo com seus valores, missão e visão.