O maratonista frontinense (da Cidade de Engenheiro Paulo de Frontin-RJ) Davison dos Santos, patrocinado pelo UniCV, foi vice-campeão da 6ª edição da ultramaratona de Niterói (RJ), a Nit Ultra Run, disputada entre sábado e domingo, neste último final de semana. Com o resultado, obteve marca para a ultramaratona Spartathlon, da Grécia, tradicional prova com percurso de 246 km.  

Em Niterói, Davison percorreu 126,900 km e bateu o recorde, que era de 122 km, em quase 12 horas de prova. Foram 141 voltas dadas na pista de 900 metros, num ritmo de 05:39 mim/km.

Mas esta não é a única classificação internacional obtida pelo atleta, desde que selou patrocínio com o UniCV. Em dezembro passado, ao disputar a Prova Internacional de Tupanciretã, no Rio Grande do Sul, classificou-se para a PT 1001 Portugal, que ocorrerá em setembro próximo.

Uma outra conquista importante do atleta, foi o título de campeão na prova Ultra da Fé, em Pará de Minas (MG), ocorrida em 26 de novembro de 2022.

Apoio

A parceria de Davison com o UniCV começou no ano passado, quando ele se tornou aluno de Educação Física na instituição. Ligado ao polo de Educação a Distância de Engenheiro Paulo de Frontin, interior do Rio de Janeiro, ele ganhou admiração do gestor local, Júlio Dias, que logo se empenhou em ajudá-lo, buscando alguns apoios financeiros.

Hoje com 33 anos de idade e dedicando-se ao esporte há dez anos,  Davison começou na corrida no ano de 2013, com provas de 5km, 10km e 12km, e com muita dedicação chegou às maratonas internacionais, vencendo diversas barreiras, principalmente financeiras.

“No começo era tudo muito difícil, até mesmo para comprar os acessórios necessários ao esporte, tênis, pagar inscrição das provas e viajar. Hoje já consigo chegar mais longe com a ajuda que tenho recebido do UniCV e outros apoiadores”, conta Davison.

Segundo ele, o patrocínio do UniCV atualmente tem sido fundamental para que consiga melhorar as condições de treinamento e competições. O próximo sonho é conquistar classificação para a seleção brasileira, em prova a ser disputada na cidade de Toledo (PR), no mês de abril. Atualmente, Davison possui o quarto melhor tempo do Brasil na sua categoria.