Jovens do Promec de Sarandi ganham bolsas de estudos e vislumbram futuro promissor
Adolescentes conquistaram oportunidade por se destacarem em curso de Matemática promovido pela instituição
Dois adolescentes de Sarandi, Anny Gabrielly Silva Amaro, de 16 anos, e Henrique Vinícius Castilho, de 17, conquistaram uma grande oportunidade: bolsas de estudos para cursos de graduação no Centro Universitário Cidade Verde (UniCV). A iniciativa é fruto de um convênio entre o centro universitário e o Programa de Proteção ao Menor Carente (Promec), dedicado a apoiar jovens em situação de vulnerabilidade.
Anny Gabrielly, que sonha em cursar Direito e se tornar advogada, e Henrique, apaixonado por tecnologia e aspirante a especialista em TI, foram selecionados pelo desempenho no curso Descomplicando a Matemática para Vestibulares, oferecido no Promec. Esse curso visa ajudar jovens a se prepararem para os processos seletivos de universidades, promovendo a inclusão e incentivando-os a alcançar metas ambiciosas.
O UniCV desenvolve uma série de projetos de extensão universitária, que não apenas reforçam a formação dos acadêmicos da instituição de ensino, mas também levam serviços e apoio a várias comunidades. O convênio com o Promec possibilita também a assistência a jovens carentes.
Segundo o reitor do UniCV, José Carlos Barbieri, esse tipo de ação é crucial para transformar realidades, dando aos jovens uma chance de se qualificar e, eventualmente, mudar suas próprias trajetórias.
“A oportunidade de cursar o ensino superior representa uma porta para o desenvolvimento pessoal e profissional. Com formação superior, esses jovens têm a possibilidade de acessar o mercado de trabalho em condições mais favoráveis, adquirindo habilidades e qualificações que podem tirá-los de um ciclo de vulnerabilidade e proporcionar um futuro mais estável”, destacou Barbieri.
A coordenadora do Promec, Mariuza Bueno, agradeceu a parceria com o centro universitário e se emocionou com a felicidade dos alunos ao serem contemplados com a bolsa de 100%. “O convênio com universidades traz diversos benefícios, mas o maior deles é a capacidade de incluir e transformar, mostrando como o apoio à educação pode fazer a diferença na vida desses jovens”, afirmou.
Fundado em 1989, por iniciativa da irmã Maria Antônia, com a finalidade de atender crianças, adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social do município de Sarandi, o Promec passou a ser gerido por padres da região pastoral de Sarandi, em 2010. O programa busca assegurar aos jovens seus direitos como cidadãos e contribuir com uma sociedade justa, digna e solidária. A entidade é mantida com recursos de programas sociais do Estado e do município e doações da sociedade.
O presidente da entidade, padre Décio Valdevino Marques, conta que 40% da população de Sarandi é formada por jovens e é necessário pensar em espaços para a construção da cidadania. “Essa parceria tem nos dado grandes oportunidades de ampliar o trabalho social para a juventude do município”.