Equipes de handebol apoiadas de Maringá são vice-campeãs dos Jogos da Juventude do Paraná

As equipes de handebol de Maringá, nas categorias masculino e feminino até 17 anos, conquistaram o vice-campeonato nos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs) 2025, e o Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) tem orgulho de apoiar e fazer parte dessa trajetória.
A 37ª edição dos JOJUPs bateu recorde histórico de participantes: foram 16,7 mil atletas de 307 municípios e 867 equipes, reunidos em uma competição que tem como propósito incentivar a prática esportiva, a cidadania, a disciplina e o respeito entre estudantes de 14 a 17 anos.
A grande final estadual aconteceu entre 9 e 19 de outubro, em Pato Branco, reunindo os melhores atletas do Paraná.
Em Maringá, os jovens atletas da Associação Maringaense de Handebol (AMH) conciliam treinos com os estudos no UniCV. A instituição mantém uma parceria que concede bolsas de estudo integrais (100%) em cursos de graduação, fortalecendo o esporte por meio da educação. Além disso, também apoia as categorias de base.
O reitor do UniCV, José Carlos Barbieri, ressalta que o apoio ao esporte vai além das quadras. “Além de formar profissionais, formamos cidadãos. Promover o esporte valoriza o engajamento social e significa investir no futuro da juventude e da educação brasileira.”
O técnico da equipe, Marlon Biroto, destaca o impacto da parceria na vida dos atletas. “Temos os mais novos que já estão vislumbrando a possibilidade de estudar com as bolsas e os que saíram do ensino médio e encontraram na bolsa do UniCV a chance de continuar os estudos e crescer também no esporte. É um incentivo que transforma vidas.”
Fundada em 1987, a Associação Maringaense de Handebol é uma das mais tradicionais do Paraná e referência em títulos estaduais. Os treinos das equipes locais acontecem no ginásio Chico Neto, sempre com o propósito de formar atletas completos — dentro e fora das quadras.


