O Júri simulado é uma atividade em que os alunos de Direito assumem os papeis de um tribunal de Júri para colocar em prática os ensinamentos teóricos adquiridos na universidade, sob a orientação de professores.

Neste final de semestre de 2022, três turmas de Direito do UniCV, prestes a se formar, participaram de júris simulados promovidos pelos professores Carlos Eduardo Pires Gonçalves (período noturno) e Josiane Pilau Bornia (período diurno), responsáveis pela disciplina de Estágio Supervisionado.

As duas turmas do noturno, divididos em dois dias diferentes, julgaram um crime de homicídio qualificado praticado por golpes de faca. Tanto o crime quanto o processo são reais, levando os alunos a se aproximarem da realidade.

Para o professor Carlos Eduardo, o “Júri Simulado é um instrumento extremamente importante para que os acadêmicos possam vivenciar a prática jurídica, sentindo ´na pele` as dificuldades e conquistas do dia-a-dia de um jurista no Poder Judiciário, notadamente na seara criminal”.

Já os estudantes do matutino tiveram o desafio de julgar um homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e emprego de recurso que impossibilitou a defesa da vítima), ocorrido numa boate de Maringá.

“Nossos alunos com a simulação dessa prática antecipam uma experiência judicial, que além de agregar conhecimento, poderá direcioná-los para outras funções além de advogados”, disse a professora Josiane Bornia.

As três sessões de julgamento foram realizadas no Salão do Júri do Fórum  de Maringá, nos dias 28 de novembro, 2 e 6 de dezembro.

Conforme a coordenadora do curso, professora Priscila Armelin, o Júri Simulado coroa a conclusão do curso de Direito no UniCV. “Um momento ímpar, em que o aluno deve demonstrar na prática o conteúdo teórico que ele estudou. Ficamos muito satisfeitos com o desempenho que apresentaram”, avaliou.