Neurociências em Alfabetização e Educação Infantil
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Serão abordados os conceitos de neuroanatomia e de neurofisiologia, as características das funções executivas, a modificabilidade cognitiva estrutural, a análise linguística e muito mais.SOBRE A CARGA HORÁRIA
-
O curso possui 80 horas de carga horária. Porém, se for concluído antes de 5 dias, passa a ter 10 horas de carga horária. Conforme nosso contrato e termos de uso.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
-
1 – Conceito multidisciplinar;
-
2 – Áreas das neurociências;
-
3 – O que é a neurociência cognitiva?;
-
4 – O que é a neurofisiologia?;
-
5 – Os hemisférios cerebrais;
-
6 – As inteligências múltiplas;
-
7 – Áreas pré-frontal e occipital;
-
8 – Lobos parietal e temporal;
-
9 – Cerebelo e tronco encefálico;
-
10 – O que são os neurônios?;
-
11 – O que são as sinapses?;
-
12 – O que são os neurotransmissores?;
-
13 – Ciclo de ação da memória;
-
14 – Como o cérebro aprende a ler?
-
15 – Como o cérebro pode ser estimulado?;
-
16 – O que é o princípio alfabético?
-
17 – A evolução da escrita;
-
18 – Leitura e aprendizagem;
-
19 – O que é a reciclagem neuronal?
-
20 – Caixa de letras no cérebro?
-
21 – Neuroplasticidade e leitura;
-
22 – O que é modificabilidade cognitiva?
-
23 – O que é poda neural?
-
24 – A síndrome da privação cultural;
-
25 – O que são as funções executivas?
-
26 – A importância do estímulo e prática;
-
27 – Impacto no desempenho escolar;
-
28 – O que é alfabetização?
-
29 – O que é letramento?
-
30 – Como ocorre a aquisição da leitura?
-
31 – O que é a análise linguística?
-
32 – Síntese e análise fonológica;
-
33 – O que é a compreensão leitora? }
-
34 – O que são grafemas e fonemas?
-
35 – O que é o realismo nominal?
-
36 – Significado e significante;
-
37 – Hipo e hipersegmentação;
-
38 – O que é a escrita espelhada?
-
39 – O que é a simetrização das letras?

Requisitos
- Período de realização do curso: 30 dias