Engenharia de Software
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
O software desempenha um papel central em quase todos os aspectos da vida cotidiana, no governo, bancos e finanças, educação, transporte, entretenimento, medicina, agricultura, indústria e direito, entre outros softwares, inclusive, mantêm funcionando os vários serviços eletrônicos e programas sociais de larga escala dos governos, o fornecimento de energia elétrica, as redes de telecomunicações, os serviços de transporte aéreo, os caixas eletrônicos dos bancos, os cartões de crédito, as bolsas de valores e mercadorias, e muito mais.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
-
O curso de Engenharia de Software visa à formação de profissionais qualificados para a construção de software de qualidade. As competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso, capacitam o acadêmico a elicitar, analisar, modelar, especificar (documentar), validar e gerenciar requisitos de software; projetar software (arquitetura e projeto detalhado) e realizar modelagem, análise e avaliação da qualidade considerando métodos, modelos arquiteturais e padrões de projeto nestas atividades do processo; programar com qualidade e em equipe. Além disso, incluir métodos, técnicas, tecnologias e ferramentas; manter o software para que evolua qualitativamente; planejar e executar de verificação, validação, revisões, inspeções e testes; gerenciar projetos de software; customizar processos de software e contribuir com projetos de melhoria de processos; transmitir ideias com clareza na forma verbal ou escrita; exercitar o conhecimento por meio do emprego de tecnologias, ferramentas e métodos; selecionar tecnologias apropriadas para um contexto específico de desenvolvimento de software. >
MERCADO DE TRABALHO
-
O egresso de Engenharia de Software poderá atuar em órgãos públicos ou privados, na área de produção e inovação de software, sua manutenção e adequação a diferentes processos produtivos, de forma a garantir maior desempenho e produtividade. Existem oportunidades desde startups até grandes corporações em que o profissional poderá empregar linguagens de programação e metodologias de construção de projetos; Modelar, especificar, implementar, implantar e validar sistemas de informações; Apropriar-se e utilizar novas ferramentas e metodologias computacionais; Comunicar-se eficientemente nas formas escrita e gráfica; Planejar e gerenciar os sistemas de informações de forma a alinhá-los aos objetivos Estratégicos de negócio das organizações; Aplicar a ética e responsabilidade profissional; Auxiliar os profissionais das outras áreas a compreenderem como os sistemas de informações podem contribuir para as áreas de negócio; Avaliar o impacto das atividades da tecnologia no contexto social e ambiental; Coordenar e atuar em equipes multidisciplinares; Empreender negócios, projetos e assessoria em sistemas digitais. Além disso tudo, o curso proporciona uma formação sólida que conduz o aluno a um nível gerencial nas equipes de desenvolvimento. >
DIFERENCIAIS DO CURSO
-
• Aulas em laboratórios; >
-
• Softwares atualizados; >
-
• Alunos em contato com a prática desde o primeiro semestre do curso; >
-
• Professores inseridos no mercado (na área do Curso); >
-
• Parcerias com ambientes de inovação; >
-
• Projeto UniCV Tech; >
-
• Smart Space – Espaço Maker: impressora 3D; óculos de realidade virtual; >
-
• Oferta de eventos interdisciplinares. >
MATRIZ CURRICULAR
-
ALGORITMOS EM GRAFOS >
-
ANÁLISE DE VIABILIDADE DE PRODUÇÃO DE SOFTWARE >
-
ANÁLISE E PROJETO DE SOFTWARE >
-
ARQUITETURA DE COMPUTADORES >
-
BOAS PRÁTICAS DE PROGRAMAÇÃO E PADRÕES DE PROJETO >
-
BUSINESS INTELLIGENCE >
-
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL >
-
CIÊNCIAS SOCIAIS >
-
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL >
-
DESENVOLVIMENTO DE WEBSERVICES E API’S >
-
DIREITO APLICADO A TECNOLOGIA >
-
EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA >
-
ESTRUTURA DE DADOS >
-
GESTÃO DE PESSOAS >
-
GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS >
-
GERENCIAMENTO DE PROJETOS >
-
INFORMÁTICA E SOCIEDADE >
-
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZAGEM DE MÁQUINA >
-
INTERNET DAS COISAS >
-
INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR >
-
INTRODUÇÃO A CLOUD COMPUTING >
-
LABORATÓRIO AVANÇADO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE >
-
LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE >
-
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO E ALGORITMOS >
-
MATEMÁTICA PARA COMPUTAÇÃO >
-
MODELAGEM DE BANCO DE DADOS >
-
NEGÓCIOS ELETRÔNICOS >
-
PARADIGMA DE PROGRAMAÇÃO IMPERATIVA E ORIENTADA A OBJETOS >
-
PROCESSO DE SOFTWARE E ENGENHARIA DE REQUISITOS >
-
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS EM JAVA >
-
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS EM PYTHON >
-
PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS >
-
PROGRAMAÇÃO WEB >
-
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA >
-
QUALIDADE E IMPLEMENTAÇÃO DE TESTE DE SOFTWARE >
-
REDES DE COMPUTADORES >
-
SISTEMAS OPERACIONAIS >
-
TEORIA DA COMPUTAÇÃO >
-
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE >
-
UX – EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO >
COORDENADOR(A)
Requisitos
- Ensino Médio Completo
Tags
- Duração: 8 semestres
- Titulação Curso Superior de Bacharelado em Engenharia de Software
- Turno Noturno
- Modalidade Presencial
- N° de Alunos por Turma 50
- Formas de Acesso Exame Vestibular, Transferência, Mudança de Curso,
- Portador de Diploma, ENEM e Análise Curricular.
- Regime de Matrícula Seriado Semestral Modular.
- AAC - Atividades Acadêmicas Complementares 200h
- Carga Horária Total do Curso 3.400