COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PARA POLOS DE APOIO PRESENCIAL
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
A pós-graduação em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PARA POLOS DE APOIO PRESENCIAL é oferecida na modalidade EaD pelo UNICV. Este curso é direcionado a profissionais da área da educação, pedagogia, gestão escolar, administração educacional e demais interessados que atuam ou desejam atuar como coordenadores de Polos de Apoio Presencial, especialmente em instituições que ofertam Educação a Distância (EaD). O programa é ideal para quem busca aprofundar suas competências em liderar equipes pedagógicas, articular processos educativos e gerenciar os desafios do ensino presencial no contexto dos polos, promovendo a integração entre teoria e prática. Voltado para educadores, gestores, tutores, assistentes e demais agentes educacionais, o curso destaca-se pela ênfase em estratégias de acompanhamento pedagógico, planejamento escolar, orientação de professores e alunos, bem como na gestão de conflitos e diversidade. Durante a formação, o aluno desenvolverá uma compreensão sólida sobre o papel do coordenador pedagógico como mediador entre a administração escolar, os docentes e os estudantes, fortalecendo a qualidade do ensino-aprendizagem. Os conteúdos contemplam temas como liderança educacional, gestão de equipes, elaboração de projetos pedagógicos, avaliação institucional, práticas inclusivas e uso de tecnologias aplicadas ao ensino presencial mediado. Ao discutir metodologias inovadoras, práticas colaborativas e processos avaliativos, o curso prepara o profissional para planejar, executar e avaliar ações pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento de ambientes educacionais acolhedores, inovadores e eficientes. O profissional egresso estará apto a propor soluções que promovam o engajamento dos alunos, o desenvolvimento da autonomia, além de contribuir para a articulação entre as demandas dos cursos EaD e as especificidades do atendimento presencial. Esta formação amplia o leque de possibilidades de atuação dos profissionais, capacitando-os a desempenhar funções estratégicas em polos de apoio presencial, fortalecer a integração das equipes e melhorar significativamente a qualidade do atendimento educacional oferecido. Ao final do curso, o profissional estará preparado para enfrentar os novos desafios da educação, contribuindo para uma gestão pedagógica eficiente, inovadora e comprometida com a formação integral dos educandos.