Estabelecimento de convênio de Cooperação técnico-científica com universidade do país africano e a abertura de polo de EAD foram assuntos tratados

O cônsul honorário Fred Heliodoro (terceiro da dir. p/ a esq.), ao lado do reitor José Carlos Barbieri, vice-reitor Hamilton Favero e outros diretores da IES

Dirigentes do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) receberam a visita do cônsul honorário de Cabo Verde, Fred Rosalém Heliodoro, nesta segunda e terça-feira (22 e 23). O representante do país africano no Brasil conversou com o reitor José Carlos Barbieri, o vice Hamilton Favero, o diretor de operações comerciais, José Plínio Vicentini e outros representantes da instituição a respeito de parcerias e convênios de cooperação técnica.

Residente no Espírito Santo, Heliodoro procurou a instituição com a finalidade de estabelecer parcerias na área de Educação a Distância. “Vim conhecer a instituição porque já tinha referências dela e estou impressionado com tudo que vi”, disse ele.

“Nossa intenção é tanto na abertura de polo de EAD na cidade de Vila Velha (ES), como estender essa possibilidade ao país de Cabo Verde, onde vive uma população acima de 500 mil habitantes e que precisa ampliar a formação universitária em diversas áreas”, esclareceu, manifestando interesse especial para os cursos de engenharias.

Heliodoro convidou o reitor Barbieri para participar de uma comitiva de empresários brasileiros que visitará Cabo Verde, em novembro próximo. A intenção é que na oportunidade haja a aproximação do UniCV com instituições locais e o estabelecimento de convênio de cooperação técnico-científica com uma das universidades daquele país.

Como assessor da presidência do Crea no Espírito Santo, Heliodoro manifestou interesse ainda em convênio do UniCV com a entidade, a fim de oferecer novas oportunidades de qualificação aos profissionais do Estado.

Além da visita ao Centro Universitário, o cônsul honorário acompanhou o reitor Barbieri em reunião na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e falou aos empresários sobre as possibilidades de aproximação e relações comerciais entre Brasil e Cabo Verde, país insular, composto por 10 ilhas, localizado no Oceano Atlântico na costa da África Ocidental.

O reitor José Carlos Barbieri disse ter recebido a visita com bastante satisfação e mostrou-se animado com a possibilidade de expandir as fronteiras do UniCV para um novo país. Hoje a instituição já possui polos de Educação a Distância em Portugal e no Japão.