O Marketing é considerado hoje uma das principais estratégias em uma empresa. É uma área, que quando bem estruturada, aliada aos objetivos de uma organização e em consonância com o mercado, tem um poder revolucionário de potencializar o crescimento de um negócio em vários segmentos.
Com as redes sociais, internet e as novas tecnologias, o Marketing se expandiu ainda mais, quando as empresas passaram a buscar também outras formas de divulgar os seus produtos, além das mídias tradicionais. É um setor que está em constante mudança e por isso requer profissionais que sejam arrojados, dinâmicos e propensos a adaptações ao longo da carreira.
Há pouco tempo, as funções dentro da área do Marketing se limitavam aos cargos de analista de marketing, analista de produto, gerente de produto, analista de comunicação e analista de comunicação interna. Já hoje, o universo do Marketing está cada vez mais voltado para os meios digitais, e com isso novas áreas de atuação e novos cargos surgiram.
Em se tratando do Brasil, um país continental, é importante que o Marketing tenha uma boa integração da nova área digital com os meios tradicionais, a fim de atingir um público amplo e diversificado. Por isso o trabalho na área requer profissionais multitarefas, que tenham conhecimentos amplos e familiaridade com várias esferas do setor. Assim, é importante estar atento às mudanças de cenário e fazer atualizações constantes, por meio de cursos de pós-graduação, cursos on-line, revistas especializadas, participação em eventos e muita leitura.
Dentre as novas carreiras na área de Marketing, veja abaixo algumas que estão atualmente em destaque:

 

Gestor de Mídias Sociais

É o profissional responsável pelo posicionamento da marca de acordo com os objetivos da empresa, buscando atrair, reter e engajar o público nesses canais. Para isso é necessário um bom planejamento das ações para que a comunicação e o relacionamento com o público seja efetivo e atinja os resultados esperados, como por exemplo, se tornarem referência no mercado, aumentar as vendas e ter uma boa imagem.
Dentre as atribuições do Gestor de Mídias Sociais estão a definição das redes sociais, o tipo de conteúdo, a execução e análise dos resultados. Por isso é uma profissão de cunho multidisciplinar, que requer organização, boa capacidade analítica, domínio das ferramentas tecnológicas e criatividade. Além da habilidade de manter-se focado e atento as mudanças constantes que ocorrem nas mídias sociais e meios digitais.

Especialista em SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que diz respeito à otimização de conteúdos on-line para os mecanismos de busca. Trata-se de uma prática que procura posicionar páginas da web entre as primeiras posições dos principais mecanismos de busca, como Google e Bing.
O profissional especialista em SEO é o responsável por melhorar o desempenho de sites, levando-se em consideração o público que se deseja atingir. É um trabalho que estabelece estratégias que trabalha com técnicas e conteúdos para atingir esse objetivo. Por isso, o profissional desta área precisa ter um conhecimento aprofundado sobre os mecanismos de busca e do perfil do público-alvo, seus gostos e interesses.
Devido à complexidade do trabalho, o SEO tornou-se uma disciplina complexa e há ainda especialistas direcionados a otimização on-page, conteúdo SEO, construção de links (link building), SEO técnico e análise web.

Gestor de marketing de conteúdo

É o profissional responsável por gerir os projetos em que a equipe de Marketing de Conteúdo está trabalhando. Faz os planejamentos de pautas, briefings, calendário editorial, além de direcionar a equipe de redatores e resolver problemas que possam surgir na hora da produção e revisão dos textos. É quem faz a gestão de toda informação, dos posts, páginas dos sites, e-mails marketing, e-books, etc.
Um conteúdo atrativo e de interesse do público-alvo é imprescindível em uma estratégia de marketing, pois é o que pode garantir a permanência desse público em determinado ambiente virtual e a motivação para que retornem, ocasionando um engajamento com uma marca, produto ou serviço.
O Marketing de Conteúdo tem sido uma das principais alternativas para aumentar o faturamento de empresas. De acordo com a pesquisa Content Trends, mais de 70% das empresas usam o poder do Marketing de Conteúdo para atrair, engajar e vender.