Como estimular o seu potencial criativo?
Quando buscamos o significado da palavra criatividade, encontramos a seguinte definição: “criatividade é a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas”.
Porém, se engana quem acha que, ou você nasce com esse talento, ou nunca será criativo. A criatividade é a capacidade que uma pessoa tem de ver o mundo de novas maneiras, e isso pode ser desenvolvido e aperfeiçoado com o tempo. Para isso, existem alguns meios e a gente vai te mostrar seguir.
Primeiramente, você pode ter como referência o livro DNA do Inovador: Dominando as 5 Habilidades dos Inovadores de Ruptura, no qual os autores explicam que a criatividade é composta por 5 elementos. São eles:
- Associação
Essa característica consiste na busca que nosso cérebro faz para conectar duas ideias que, até então, estavam isoladas.
- Questionamento
Quem possui essa característica sempre está se questionando sobre as coisas, processos e até mesmo o mundo. Ser questionador é simplesmente não aceitar as coisas do jeito que são.
- Observação
O observador está sempre atento aos detalhes no seu dia a dia, de forma que em algum momento isso acaba resultando em uma ideia.
- Networking
O networking é quando o profissional busca ampliar sua rede de contatos, trazendo pessoas que apresentam novas ideias e diferentes perspectivas para seu convívio social.
- Experimentação
Essa característica é literalmente o que o nome dela sugere: experimentar. Sair da zona de conforto e experienciar coisas novas, ou até mesmo testar suas ideias ou formas diferentes de fazer alguma coisa.
Agora que entendemos as características que compõem a criatividade, ficou mais fácil de imaginar como estimulá-la certo? Vamos agora aos exemplos práticos de como desenvolver o seu potencial criativo no dia a dia.
Consuma arte
É muito importante consumir algo que te inspire, como filmes, músicas, fotografias etc.
Aprenda coisas novas
Pode ser um hobby ou uma habilidade específica. Qualquer aprendizado é válido e contribuirá futuramente em suas ideias.
Descanse
Sua mente não funcionará direito e nem pensará em soluções mirabolantes se estiver cansada. Por isso, reserve um momento no seu dia a dia para descansar o corpo e a mente.
Inove seu modo de executar tarefas
Tente executar as tarefas do dia a dia de uma forma diferente, uma pequena mudança pode despertar a parte criativa do cérebro.
Faça anotações
Sabe aquela ideia que você teve no banho e acha que não vai dar em nada? Anote. Por mais que seja um pensamento fora da casinha, após filtrar todas as suas anotações, algo de bom pode surgir e te surpreender!
Em resumo, a criatividade é uma habilidade que precisa ser exercitada todos os dias e, mesmo que surjam alguns obstáculos no processo de desenvolvimento do seu potencial criativo, não desanime. Ninguém é criativo todos os dias e a organização e a persistência vão fazer com que você chegue lá e se torna uma pessoa inovadora e criativa!