Com ênfase em novas tecnologias, encontro preparativo para o novo ano letivo segue até nesta quarta-feira (01/02), no campus do UniCV

Dando sequência às atividades da Semana Pedagógica 2023, professores, coordenadores, diretores e gestores do UniCV participaram, nesta segunda-feira (30/01) à noite, de palestras que tiveram como tema central a inovação e transformação em sala de aula.

Em suas palestras, o reitor José Carlos Barbieri e o especialista em Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais Marlon Brunetta, um dos mais respeitados do Brasil, deram dicas de como virar a chave para um novo fazer pedagógico, desafiado a cada dia pelo avanço das novas tecnologias.

Para o reitor, a Inteligência Artificial (AI) é a grande revolução dos próximos anos e é preciso que os professores quebrem paradigmas, sejam ativos, reativos e inovadores em sala de aula. Ele disse que especialmente o ensino presencial precisa se reinventar, “se quisermos ter alunos em sala de aula”.

Complementando o reitor, Marlon Brunetta trouxe toda a sua experiência de transformação de uma professor tradicional para outro que ousou incluir novas metodologias e tecnologias em sala de aula.

Conforme Brunetta, as mudanças não são difíceis. “Olhar menos para o ensino e mais para a aprendizagem, por exemplo, é um ponto de partida”, disse ele, ao salientar que em sua experiência pessoal, “as vezes que mais procurei ensinar, foram os momentos em que os alunos menos aprenderam”.

Para o especialista, é necessário ter disponibilidade, dar abertura para o aluno buscar, correr atrás da informação e não trazer tudo pronto. Ele destacou ainda a importância de entregar feedback imediato. “Muitos de nós educadores deixa para dar esse feedback (se está no caminho correto ou não) apenas num momento avaliativo, no final de um processo. Mas é muito importante que isso venha ao longo do processo inteiro. Dando oportunidade ao aluno de perceber que o entender é diferente do aprender.”

Segundo o palestrante, é possível incrementar coisas simples que funcionam bem em sala de aula, considerando que as tecnologias estão em constante avanço e “precisamos nos adaptar”.

“Como o professor pode lidar com a AI, por exemplo, que hoje entrega trabalhos prontos? Tem países como os Estados Unidos e na Europa que estão proibindo o uso dessas tecnologias em sala de aula.  Na minha opinião, proibir não é o caminho, mas a gente vai ter de se reinventar. Talvez, ao invés de pedir para ao aluno escrever um artigo, a gente vai ter de pedir para ele interpretar um artigo escrito pela Inteligência Artificial”, concluiu o professor.

Programação

As atividades da Semana Pedagógica 2023 começaram quarta passada (25/01) e prosseguem até esta quarta-feira (01/02). Durante esse período, além de muitas oficinas de capacitação em novas tecnologias, os professores e coordenadores participaram de vários painéis sobre metodologias de ensino e se dedicaram, também, ao planejamento pedagógico para o novo ano letivo, que se inicia no dia 6 de fevereiro.