A intenção é desenvolver um sistema que ajude o município a resolver os problemas de quedas de árvores

Detentora do título Cidade Árvore, conferido pela ONU, Maringá possui uma demanda aproximada de 3 mil árvores para corte e poda

Estudantes do UniCV estão atualmente envolvidos na incubação de um projeto que foi classificado no 1º Ideathon da instituição, realizado em 2022. O Ideathon teve como objetivo encontrar uma solução para problemas relacionados à arborização de Maringá e ocorreu durante a 3ª Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design de Interiores e 9ª Jornada de Computação, Marketing, Design Gráfico e Design Digital.

A equipe decidiu dar continuidade ao projeto, que passou por um processo inicial de incubação na Engenium Park, uma aceleradora da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá. Além disso, eles receberam um prêmio de 30 mil reais do Sebrae em incubação e mentoria, que estão acontecendo no momento atual.

O projeto desenvolvido tem como objetivo solucionar problemas relacionados às constantes quedas de árvores em Maringá, que costumam danificar residências, imóveis comerciais e também rompimento na rede de energia elétrica, muitas vezes deixando a cidade às escuras. Detentora do título “Cidade Árvore”, conferido pela ONU, o município chega a gastar cerca de meio milhão de reais por ano com indenizações nesta área.

Larissa Teodoro, aluna do 4º semestre de Arquitetura e Urbanismo, que trabalha ao lado de dois outros estudantes, um de Engenharia de Software e outro de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, explica que o projeto está passando por uma remodelação, visando resolver o problema da queda das árvores antes que aconteça.

“Inicialmente pensamos em desenvolver um aplicativo, pelo qual as pessoas iam ajudar a prefeitura a mapear as árvores com problema. Mas ao iniciar o levantamento de dados, percebemos que há muitos pedidos replicados e a prefeitura demora para analisar todos os processos. É mais um problema de gestão do que de capacidade operacional. O nosso objetivo agora, portanto, é desenvolver um sistema que seja capaz de detectar e resolver essa situação de forma que a prefeitura consiga lidar com os cortes de árvores de maneira mais eficaz”, explica a estudante.

Luane Porto Sorrechi, consultora do Sebrae, destaca a importância da mentoria para o desenvolvimento do produto pelos alunos. E Camila Caobianco, coordenadora do Smart Space-UniCV, organizador do Ideathon, ressalta que esse tipo de desafio proporciona aos estudantes a oportunidade de enfrentar problemas reais e estar inseridos em um ambiente de inovação.

A expectativa é que, por meio da incubação e do suporte do Sebrae, os alunos possam efetivamente compreender as necessidades da cidade e desenvolver um produto que se torne um protótipo viável para apresentar ao poder público, oferecendo uma solução para os problemas identificados na área de arborização em Maringá.

Integração com o mercado

O UniCV tem como objetivo preparar profissionais diferenciados através de uma proposta educacional que desenvolve habilidades de gestão, comportamento profissional e competência técnica. Os alunos recebem uma densa carga teórica, acompanhada da imediata aplicação prática por meio de programas que possibilitam a integração com o mundo organizacional, a exemplo do Ideathon 2022. Mais de 2 mil alunos de diversos cursos atuaram no desafio, acompanhados por professores, consultores do Sebrae, de aceleradoras de startups e da Prefeitura, trabalhando de forma interdisciplinar na elaboração dos projetos.