Alunos de Pedagogia desenvolvem Pacote de Estímulos
O recurso foi desenvolvido durante o PIM – projeto Integrador Multidisciplinar e apresentou novas possibilidades para os alunos
Um dos maiores desafios da educação infantil é prender a atenção da criança, os pequenos se distraem com facilidade e fica a cargo do professor criar e executar práticas lúdicas e didáticas e que, muitas vezes, exigem uma participação ativa dos alunos para que esses absorvam o assunto de maneira correta. Uma boa ideia de atividade diferente são os pacotes de estímulos.
O Pacote de Estímulos foi fruto das disciplinas de Recursos Didáticos – Educação Infantil, Alfabetização e Psicologia do Desenvolvimento Infantil, das professoras Cicília Rodrigues Monteiro e Ana Roberta Araújo, essa que comentou sobre a origem do processo: “A ideia do projeto foi trabalhar com a metodologia do estilo composto, do pacote de drama, que nada mais é do que uma metodologia do teatro. A ideia é desenvolver a dramatização com uma caixa e um conjunto de estímulos com objetos, textos, imagens e tudo mais, para se criar narrativas. Mas por que não adaptá-la para a pedagogia? A proposta basicamente é a mesma, a diferença é que não iremos traçar um processo dramático com a caixa. Uma das alunos por exemplo fez sobre a natureza e a importância dela, a caixa foi toda temática e dentro, além de vários objetos, tinha uma carta como se a mãe natureza tivesse escrito. O objeto seria enterrado num canto do jardim a fim de criar uma caça ao tesouro visando explicar o que é a natureza, como cuidar, a importância de se preservar e etc”, afirma a professora da UniFCV, e Ana Roberta Araújo.
A professora ainda pontua que assim como qualquer recurso didático é necessário ter um objetivo ao utilizá-lo, ou seja, não basta criar a caixa, é preciso analisar as ideias, traçar os objetivos, sejam eles criar uma narrativa lúdica para explicar um evento histórico, ou até mesmo como o exemplo citado, onde criar uma caixa destinada a conscientizar as crianças perante as causas ambientais de preservação.
E para evitar que os alunos tenham que sair de casa a UniFCV providenciou kits para a confecção das caixas, como diz a professora, Cicília Rodrigues Monteiro: “A UniFCV disponibilizou um kit de materiais que tinham na brinquedoteca. A coordenação junto aos professores separaram embalagens individuais para que as alunos confeccionassem as caixas em casa. E depois foram entregues. No final no projeto” e ainda destaca o empenho dos estudantes “Os alunos foram receptivos e criativos, e mesmo de forma remota se dedicaram a realização do projeto! O resultado foi um trabalho incrível que já está disponível na brinquedoteca do UniFCV”, conclui a professora Cicília Rodrigues Monteiro.
Ótima idéia .E que bom que estamos e podemos contribuir de uma forma lúdica para nossas.crianças o.aprender.
Tenho percebido nas escolas o qto está vago essa aprendizagem de uma forma lúdica. Eu como estagiária numa.escola percebi que as crianças não se concentram nao ficam mais de 10.min em determinada atividade em decorrência de estimular e fazer com que o interese sobre aquela atividade seje prazerosa e tbem contribua de alguma forma p seu aprendizado.
Fico feliz em ver projetos sobre ,aonde nossos alunos terao realmente uma ESCOLA que vai de encontro ao que eles almejam.