O trabalho foi realizado pelos alunos José Luiz Parré e Eduardo Domingues Bordier, que foram orientados pelo professor Luiz Henrique Paloschi Tomé, da UniFCV.

O artigo intitulado “Produtividade do Trabalho e Crescimento Econômico: efeitos da Acumulação de Capital Físico e Humano nos Municípios Paranaenses” foi desenvolvido pelo PIIC (Programa Institucional de Iniciação Científica) pelos acadêmicos de economia e foi reconhecido e publicado na Revista de Desenvolvimento Econômico.

“Esse artigo foi escrito em conjunto com os professores e teve início com o PIIC. No trabalho, buscamos mensurar a contribuição da acumulação de capital físico e humano sobre o produto por trabalhador nos municípios paranaenses para o período 2006/2015. Para isso, usamos um conjunto de variáveis que abrange as despesas públicas municipais com capital físico, educação e saúde, e ainda o número de trabalhadores por faixas de renda. Desta forma, verificamos quais efeitos da educação, da saúde, da renda e do capital físico sobre a produtividade dos trabalhadores.”, comenta o estudante de economia, Eduardo Domingues Bordier.

Este trabalho já é o segundo do Eduardo no PIIC, que, segundo ele, foi essencial para sua inserção no campo da pesquisa acadêmica, tanto que sua primeira pesquisa acabou servindo de base para a elaboração de seu TCC. A pesquisa em questão girou em torno da elaboração de um modelo usando machine learning para prever o desempenho dos alunos no Enade, já para seu TCC Eduardo expandiu o escopo da pesquisa, fazendo uma análise de dados a nível estadual.

PIIC

O Programa Institucional de Iniciação Científica do Centro Universitário Cidade Verde tem o objetivo de fomentar nos alunos a vontade de criar e desenvolver pesquisas científicas. O programa seleciona projetos dos estudantes e oferece toda ajuda metodológica para que eles consigam progredir na pesquisa. Para o orientador da pesquisa supracitada, o programa é importantíssimo: “O PIIC é fundamental para inserir os alunos no contexto da pesquisa, mostrar a relevância disso para o avanço nas áreas de estudo dos alunos”.

O programa abre edital anualmente e você pode conferir mais informações sobre em nosso site