Alunos e professores de Nutrição do UniCV acompanham jovens de 15 a 22 anos e orientam sobre segurança alimentar

Cerca de 80 adolescentes de 15 a 22 anos que fazem parte do programa de Proteção ao Menor Carente (Promec) de Sarandi recebem acompanhamento nutricional desde 2022 feito por alunos e professores de Nutrição do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV). As atividades incluem avaliação nutricional (coleta de medidas para determinação do estado nutricional) e palestras sobre hábitos alimentares saudáveis.

O objetivo é avaliar o estado nutricional dos adolescentes da instituição para verificar o estado nutricional e, posteriormente, elaborar receitas que os auxiliem no cuidado alimentar diário, fomentando assim a promoção da saúde dos jovens mais carentes.

“Primeiramente verificamos o verdadeiro estado nutricional dos adolescentes, para depois fazer as adequações de saúde e promover mais qualidade de vida. Ensinamos receitas saudáveis e o manejo de práticas alimentares mais adequadas. Dessa forma, eles aprendem  quais os nutrientes necessários para os cuidados alimentares diários, melhorando os hábitos alimentares e, consequentemente, o desempenho físico e psicossocial”, explicou a coordenadora de Nutrição, Stéphane Fonseca.

Ela ainda complementa ressaltando que boa parte dos adolescentes que participam do projeto possivelmente não teriam acesso a uma consulta nutricional para avaliação do estado nutricional. “Com o projeto, eles têm acesso a essa avaliação física de forma completa, além de palestras que ensinam hábitos alimentares saudáveis, melhorando assim a saúde e qualidade de vida dos adolescentes”.

A instituição Promec foi fundada em 1989, e desenvolve ações com foco no atendimento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social, visando a proteção e inclusão social e profissional, por meio de atividades contínuas de educação, esportes, convivência social e comunitária, educação profissional, conhecimento sobre o mundo do trabalho.

O projeto de Nutrição desenvolvido pelo UniCV visa atingir os objetivos da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e dos ODS, os quais fomentam a prática de medidas que melhorem a qualidade de vida e que promovam a saúde, por meio da adequação do perfil nutricional e da alimentação.

Legenda: Irmã Maria Antona no início da Promec em Sarandi, com suas auxiliares e primeiras crianças atendidas, em 1989