Acadêmicos do UniCV aprendem Arquitetura e Design na prática na Feira do Produtor
Projeto analisa e propõe soluções para melhorar as barracas dos feirantes
O projeto Transformação Efêmera: Arquitetura e Design na Feira do Produtor, desenvolvido pelo Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) tem a proposta de levar os alunos a aprender na prática a analisar e propor soluções para aprimorar as barracas dos feirantes, considerando a estética e a ergonomia na concepção e na utilização do espaço.
Os acadêmicos de Arquitetura e Design fazem visitas na Feira do Produtor, instalada na Vila Olímpica de Maringá, para ouvir os trabalhadores do local e conhecer as principais queixas. O objetivo é auxiliar esses feirantes a melhorar as barracas, seja na organização estrutural ou na distribuição dos produtos, com foco no bem estar deles e dos consumidores.
Segundo o coordenador dos cursos de Design de Interiores e de Arquitetura e Urbanismo do UniCV, Fernando Novaes, o projeto está na segunda etapa. “Agora vamos discutir em sala, na disciplina de Arquitetura e Design Efêmero, o que os alunos coletaram de informação para discutirmos diferentes possibilidades que poderão ajudar e melhorar os espaços dos feirantes”, contou.
A acadêmica do 3° semestre de Arquitetura e Urbanismo do UniCV, Marcella Rigotto Ferreira da Luz, faz parte do projeto e afirma ser importante a aproximação da realidade da comunidade. “Para mim sempre é uma experiência boa, pois consigo mostrar que eu realmente gosto do que estudo e também levar o conhecimento que adquiri em sala de aula para outras pessoas leigas no assunto. Para aprender é preciso praticar, e na arquitetura não é diferente, já que se trata de um curso prático em quase 100% do tempo”, destacou.
Feira do Produtor
A Feira do Produtor em Maringá completa 43 anos no dia 3 de outubro e é considerada a mais tradicional da cidade. Além de oferecer uma ampla variedade de itens de excelente qualidade, comercializados diretamente pelas famílias dos produtores, se transformou também numa opção de lazer.
É na Feira do Produtor, entre uma compra e outra, que os consumidores reencontram amigos, passam momentos agradáveis e têm a oportunidade de saborear diversos produtos, desde um bom café e um sanduíche preparados na hora, passando pela pamonha, queijo coalho, espetinho, frutas e suco de laranja, tudo isso sem falar do pastel, marca registrada das feiras livres.