Saiba que para trabalhar nessa área você não precisa necessariamente ser um atleta, já que o campo requer atividades multiprofissionais.

Você é do tipo que adora esportes e já pensou várias vezes em ter uma profissão relacionada, mas não se considera um atleta para isso? Se engana quem pensa que para atuar na área a única opção é se tornar atleta profissional ou fazer Educação Física.

Há uma grande variedade de carreiras ligadas à prática esportiva que podem te levar a conciliar o seu interesse pelo esporte com a vida profissional. São muitas as atribuições dentro desse setor de atividades, desde nutricionista, profissionais de comunicação e até psicólogos.

O UniCV oferece cursos de graduação e pós-graduação na área esportiva. Confira:

Educação Física

A busca por uma vida saudável tem sido uma das grandes preocupações da população mundial nos últimos anos. A prática de atividades físicas é indispensável para quem busca longevidade, bem-estar e qualidade de vida. E exatamente por isso, se faz cada vez mais necessária a existência de profissionais capacitados para ensinar e orientar as pessoas no desempenho dos exercícios de forma correta, trazendo benefícios e evitando prejuízos.

O professor de Educação Física é o profissional responsável por promover saúde através da orientação sobre o condicionamento corporal, bem-estar físico e mental, por meio da prática de esportes ou exercícios físicos.

No UniCV o curso de Educação Física está disponível nas habilitações licenciatura e bacharelado, oferecendo uma formação completa em ambos os segmentos.

Jogos Digitais

Mergulhar em um cenário de fantasia, criando as regras de um jogo, os personagens, cenários, animações e muito mais, são alguns dos atributos do profissional graduado em Jogos Digitais, os famosos e-sports. É uma nova profissão que surgiu há poucos anos, mas com um mercado de trabalho amplo, pois a todo instante novos jogos são lançados e cada vez com melhores gráficos, histórias mais complexas e até mesmo interação com o mundo real.

A graduação é uma boa oportunidade para quem tem interesse em criar jogos digitais de forma profissional, com ingresso rápido no mercado de trabalho. O curso capacita o aluno a adquirir conhecimentos nas áreas de informática e ilustração, necessárias para construir uma representação gráfica de personagens e cenários, além de realizar as animações das telas.

O profissional pode criar jogos para as mais diversas plataformas digitais, incluindo também a criação de sites e aplicativos. Ao final do curso, o egresso estará apto para desenvolver todas as etapas de um jogo, como roteiro, descrição dos personagens, modelagem, criação do ambiente digital, estratégias e toda a finalização.

Fisioterapia

Se você se interessa pela área da saúde e está em busca de uma profissão generalista, humanista, crítica e reflexiva, que permita atuar em todos os níveis de atenção à saúde, a Fisioterapia pode ser uma ótima opção na sua escolha profissional.

O curso de Fisioterapia detém uma visão ampla e global, respeitando os princípios éticos, bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade. Forma profissionais capazes de atuar na prevenção e na reabilitação da capacidade física e funcional das pessoas. O fisioterapeuta aplica terapias para tratar doenças e lesões, empregando técnicas específicas. Ele trabalha com o movimento do corpo humano, age na reabilitação, reestruturando a funcionalidade de órgãos, sistema musculoesquelético e diversas outras estruturas corporais que sofreram traumas ou fraturas.

Este profissional pode desempenhar também um papel preventivo de lesões, que podem ocorrer em atletas de alto rendimento. A graduação conta com disciplinas da área da saúde, tais como Anatomia, Massoterapia, Biofísica, Neurofisiologia, Traumatologia, Bioquímica e diversas outras que terão a tarefa de formar profissionais comprometidos com a saúde, bem-estar e recuperação de seus pacientes.

No UniCV, alunos do curso de Fisioterapia têm à disposição laboratórios exclusivos para exercer dinâmicas e realizar aulas práticas com os equipamentos necessários para o aprendizado de diversos procedimentos dentro da profissão.

Gestão do Esporte

O curso de Gestão Esportiva do UniCV promove capacitação prática e teórica para que o futuro profissional possa planejar, organizar, liderar e avaliar a gestão do esporte. A graduação aplica uma grade de conhecimentos que envolve questões administrativas e de preparação profissional, além de abordar diferentes atividades e organizações, conteúdos e modelos de negócios.

O aluno formado em Gestão Esportiva estará preparado para participar e desenvolver ferramentas e técnicas relacionadas à prática desportiva, regulamentos, desenvolver a imagem de atletas e instituições esportivas, com o principal objetivo de difundir o produto esporte.

Texto por Kaisa Abeche

Revisão: Lara Beatriz Arantes