Áreas para seguir em Publicidade e Propaganda
Trabalhar em uma área sedenta por inovação e criatividade onde não há muita rotina é um dos cenários da Publicidade e Propaganda. Melhor ainda é saber que o setor oferece muitas áreas de atuação e, com isso, uma carreira com diversas opções para o exercício profissional.
Justamente por isso, o curso de graduação em Publicidade e Propaganda do UniCV possui em sua grade disciplinas variadas, relacionadas ao comportamento humano e às artes, além de matérias do universo da comunicação digital, que possibilitam o aprendizado de ferramentas de criação.
A formação em Publicidade e Propaganda capacita o egresso a atuar em campanhas e peças publicitárias, no planejamento, pesquisa, criação, produção, difusão e gerenciamento da comunicação publicitária, assim como em ações promocionais e de incentivo, eventos, marketing, assessoria, comunicação corporativa, entre outros. O publicitário é o profissional que tem a expertise para apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promover a sua venda e ainda propiciar uma boa imagem do material em questão para o público.
Além disso, o publicitário tem o conhecimento para criar embalagens, logomarcas, planejamento de divulgação, inclusive definir quais mídias são oportunas para divulgação tendo em vista o seu público consumidor. Ele pode atuar em agências de comunicação e em empresas de diversos ramos correlatos.
Conheça algumas das principais áreas profissionais de Publicidade e Propaganda:
Planejamento
O planejamento é uma das funções mais importantes dentro da área, pois é por onde se define um processo bem articulado. No planejamento o profissional faz uma análise das oportunidades de mercado, dos canais de comunicação, busca o entendimento dos interesses que chamam a atenção de um determinado público alvo e seu comportamento.
Assim, para realizar um bom planejamento é imprescindível o conhecimento de todos os processos envolvidos para se criar estratégias eficazes visando alcançar os resultados esperados. As principais responsabilidades desse profissional são: buscar, analisar e entender oportunidades no mercado; definir os canais de comunicação; traçar as estratégias que serão utilizadas; auxiliar os demais colaboradores da agência, etc.
Mídia
Saber em quais canais de comunicação divulgar determinado produto ou serviço, para que se torne conhecido e haja aumento nas vendas, é um dos estudos realizados pelo publicitário. Escolher entre uma propaganda no intervalo da novela, banners em sites especializados e outdoors, por exemplo, requer uma análise detalhada do público-alvo, orçamento e objetivo. O profissional da Publicidade e Propaganda tem embasamento teórico e técnico para realizar estudos e elaborar um bom planejamento de comunicação. Dentre as atribuições estão selecionar os canais de comunicação para veiculação de campanhas; negociar espaço para propagandas com as mídias; criar todo o planejamento dos materiais necessários; otimizar o investimento do cliente, etc.
Criação
Embora pareça divertido, a criação de um produto, logomarca, campanha de comunicação é um ato técnico e estratégico, e por isso requer conhecimentos sobre comportamento humano, cultura, arte, entre outros. O publicitário trabalha com ideias e muita criatividade, sempre com foco em resultados.
Pesquisa
É a área de pesquisa que busca informações dos concorrentes, sobre o público-alvo, como está a dinâmica do mercado, toda informação em geral que traz uma base de dados para se estabelecer estratégicas eficazes na promoção e desenvolvimento de um produto ou serviço.
Os profissionais dessa área de pesquisa necessitam ser proativos, analíticos e possuir uma boa visão do mercado.
Atendimento
No atendimento, o publicitário é responsável por fazer a ponte entre o cliente e uma agência de comunicação, atuando na produção de briefings e acompanhando todo o desenvolvimento desse processo. Ao mesmo tempo, ele pode representar um cliente dentro de uma agência de publicidade ou a agência para o cliente. É uma tarefa que requer jogo de cintura e proatividade para lidar com as situações inusitadas que surgem entre agência e cliente. As principais atividades exercidas são: coletar informações dos trabalhos com o cliente; criar briefings de referência para todos os envolvidos; distribuir tarefas entre os colaboradores; enviar e aprovar materiais feitos com o cliente.
Social Media
Na era digital e com o impacto que a internet e as redes sociais trouxeram nos mais diversos segmentos, ter uma pessoa dedicada exclusivamente para atuar nesse âmbito faz toda a diferença. Com isso, surge o Social Midia, um profissional da Publicidade e Propaganda capacitado para lidar com as mídias da melhor maneira. O Social Midia constrói conteúdos e gerencia imagens da marca no ambiente digital, com foco em divulgar e estreitar relacionamentos com o público de interesse. O profissional precisa estar em constante busca de conhecimento e se atualizando, já que é uma área dinâmica, que está em constante movimento de transformação.
Texto por Kaisa Abeche
Revisão: Lara Beatriz Arantes