Investimento em formação qualificada busca atender às necessidades do mercado em constante evolução; demanda do setor chega a 159 mil profissionais por ano

A área de Tecnologia da Informação (TI) está em alta demanda, necessitando de 159 mil profissionais por ano. Para enfrentar essa realidade, o Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) tem feito investimentos significativos na área, oferecendo cursos que atendam às necessidades desse mercado em constante crescimento.

Alunos da instituição contam com boa inserção no mercado de trabalho; participação em projetos e ambientes de inovação durante a faculdade fazem a diferença na formação

De acordo com dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), a pandemia de Covid-19 teve um papel fundamental na digitalização da economia brasileira. Uma pesquisa realizada pela entidade em 2021 revelou que até o ano de 2025 serão abertas cerca de 797 mil vagas para profissionais nas áreas de TI, software e TI interna.

Ao mesmo tempo, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) aponta que 82% dos profissionais de TI estão empregados, sendo que 77% deles estão trabalhando na área em que se graduaram. No entanto, o desafio atual no Brasil é suprir o déficit de mão de obra existente nesse campo. Aproximadamente 53 mil pessoas se formam anualmente para atender a uma demanda de 159 mil profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Investimentos na formação

Para atender às necessidades desse setor em crescimento, O UniCV tem investido fortemente em cursos nessa área. Entre eles, destaca-se o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que recentemente recebeu recredenciamento do MEC com o conceito 4, indicando excelente qualidade. Além deste, a universidade oferece cursos tecnológicos de Design Gráfico e Engenharia de Design Digital, assim como o curso de Engenharia de Software, em nível de bacharelado, com duração de quatro anos.

Na modalidade de Educação à Distância, o UniCV também oferece cursos como Engenharia de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Aplicação, Engenharia de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, Internet das Coisas, Jogos Digitais, Redes de Computadores, Sistemas para Internet e Segurança da Informação.

O objetivo principal é preparar profissionais capazes de criar, analisar, projetar e implementar sistemas computacionais de informação, desenvolvendo habilidades de raciocínio lógico, domínio de linguagens de programação e metodologias de construção de projetos. Os alunos recebem uma sólida base teórica, acompanhada de aplicação prática por meio de programas que permitem a integração com o mundo empresarial.

Atualização curricular

Segundo o coordenador Leonardo Catharin, um dos diferenciais da formação no UniCV na área de TIC é a constante atualização da matriz curricular, de acordo com as necessidades do mercado. Ele ressalta também que a instituição conta com professores que atuam tanto em sala de aula como em empresas, trazendo constantemente as últimas novidades para dentro da academia e assegurando assim uma qualificação profissional alinhada ao que as organizações exigem.

Além disso, os alunos são inseridos em ambientes de inovação e contam com diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão para que possam aliar teoria e prática e concretizar o aprendizado.

O esforço conjunto de toda a equipe do UniCV, com o objetivo de proporcionar o melhor ambiente para que os alunos tenham um desempenho acadêmico e profissional excelente no futuro, é destacado ainda por Catharin como outro fator relevante na formação.

“Nossa instituição incentiva os estudantes a participar de projetos e aproveitar todas as oportunidades que são oferecidas, não apenas cumprir as disciplinas exigidas, mas sim buscar a verdadeira profissionalização, ter foco na carreira e desenvolver habilidades para que possam se posicionar e agir com responsabilidade no meio social em que irão atuar”, afirma.

Segundo o coordenador, muitos alunos, mesmo antes de concluir o curso, já conseguem empregos na área. É o caso de Gildo Francisco de Albuquerque Junior, um profissional formado em ADS, que trabalha em uma grande empresa de software, além de se tornar professor no UniCV após concluir uma especialização. Outro exemplo é Kássia Zama, uma recém-formada que já está inserida no mercado de trabalho.

Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Kássia conta que conseguiu emprego no último ano de faculdade trabalhando exatamente na área que queria. “Meu foco era trabalhar como desenvolvedora de sistemas e consegui. Acredito que os professores dedicados e a grade curricular com matérias que me deram uma excelente base fizeram a diferença na minha formação”, diz ela.

Já para Gildo, a formação em ADS no ano de 2021 mudou totalmente a sua vida. Ele deixou de trabalhar com o pai em um transportadora e resolveu seguir o sonho. Disse que escolheu o UniCV por indicação de amigos e também pelo fato de a instituição atender a uma particularidade sua: “sou adventista e a instituição foi a única que me propiciou fazer as disciplinas da sexta-feira remotamente”, conta ele, ao afirmar que a formação lhe proporcionou uma mudança significativa de vida e hoje é uma pessoa realizada na profissão.