Participantes do grupo farão estudo sobre crônicas como gênero textual e ao final haverá a publicação de um livro de autoria coletiva dos estudantes

O Grupo Oficina de Produção de Textos (GOPT) é um projeto inovador que tem por finalidade desenvolver atividades de leitura, argumentação e produção textual com os alunos dos cursos de Letras do UniCV.  A iniciativa, composta por quatro encontros, tem como objetivo final a criação de um livro de crônicas de autoria dos estudantes do Ensino a Distância (EAD).

O projeto concentra-se em contribuir para o desenvolvimento crítico dos estudantes, especialmente aqueles que estarão atuando como professores no futuro. Reconhecendo a importância do olhar sobre o meio social e suas estruturas, a proposta busca ampliar a visão dos futuros docentes por meio do gênero discursivo, com atividades de leitura, análise e produção textual de crônicas.

A programação do GOPT teve início nesta segunda-feira (09/07) e está dividida em quatro encontros, cada um com objetivos específicos e atividades planejadas. No primeiro encontro, conduzido pelo professor Otávio Felipe Carneiro, o objetivo foi analisar as características sócio-histórico-ideológicas de uma crônica previamente indicada para leitura.

No segundo encontro, marcado para 24 de julho, além de analisar os aspectos sócio-histórico-ideológicas das crônicas solicitadas à leitura e reconhecer as funcionalidades do gênero discursivo, os estudantes deverão explorar a relação entre os textos lidos e a funcionalidade do gênero textual.

No terceiro encontro, em 14 de agosto, os estudantes novamente farão análise das crônicas indicadas para leitura sob o campo discursivo do humor. Já no quarto encontro, agendado para 11 de setembro, eles deverão, além de fazer novas análises sobre o gênero, realizar o planejamento e o esboço de uma crônica, que será produzida para a publicação no livro de crônicas do EAD.

Conforme a coordenadora de Letras, Fátima Christina Calicchio, o projeto oferece aos estudantes “uma oportunidade única de desenvolver suas habilidades de leitura, argumentação e produção textual, passando por uma jornada de conhecimento na criação literária, ao mesmo tempo em que irão contribuir para a criação de um livro de crônicas de autoria coletiva”.