Mais de 500 alunos participam da 7ª edição do Academia Jurídica, com apresentações online
O evento, que acontece geralmente duas vezes por ano, tem por objetivo trazer resultados dos trabalhos de extensão e apresentações científicas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs)
Durante dos dias, nesta segunda e terça-feira (05 e 06/06), mais de quinhentos alunos participaram da sétima edição do Academia Jurídica online do UniCV. O evento tem como objetivo divulgar os trabalhos de extensão e de conclusão de curso realizados pelos estudantes de Direito e de Tecnologia em Serviços Jurídicos. As apresentações foram online, estimulando os alunos ao uso das novas tecnologias
Conforme a coordenadora dos dois cursos envolvidos, professora doutora Priscila Armelin, o projeto envolve o tripé do ensino, pesquisa e extensão, porque aproxima as atividades acadêmicas de nível superior e a sociedade. O evento dá oportunidade aos alunos de apresentar os projetos de trabalhos de conclusão de curso e as atividades, principalmente os bens e serviços, decorrentes dos trabalhos de extensão desenvolvidos junto à comunidade.
“Cabe ressaltar, ainda, que o evento tem um cunho inovador, ao agregar o ensino, pesquisa e extensão, decorrentes de disciplinas ministradas no Curso de Direito e Serviços Jurídicos, e projetá-los no ambiente virtual”, frisou Priscila, ao lembrar que o projeto começou em 2020 com “excelente acolhida pelos alunos e comunidade externa”. Os alunos participaram da sétima edição do Academia Jurídica realizando a apresentação de resultados de suas pesquisas em projetos de extensão e trabalhos de conclusão de curso, em formato de artigo e monografia.
Alunas participantes
Luiza Beatriz Barboza, do 5º semestre Direito, participou fazendo apresentação dos resultados do “Projeto Conexão”, realizado com autores de violência doméstica. Ela disse que foi muito gratificante fazer parte desse projeto de extensão e poder explanar os resultados para outros alunos e o corpo docente do curso. Para a estudante, participar do Academia Jurídica contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal, mas também “foi importante para todos, porque identificamos coisas que podem ser melhoradas no projeto e dar resultados lá na frente para todo o meio jurídico”, afirmou.
Também do 5º semestre, Mariana Rose Medeiros Chocho contou que participou pela primeira vez do Academia Jurídica e achou enriquecedor. “É importante quando podemos dividir com os colegas nossa experiência e vermos que na prática é muito diferente da teoria. “Eu acredito que quando explanamos para outras pessoas aprendemos mais ainda”, avaliou.
Chance de compartilhar
Para professora mestre Josiane Pilau Bornia, da disciplina de Direito Penal e Legislação Penal e uma das organizadoras do evento, o “Academia Jurídica” oportuniza aos alunos externar a verticalização do aprendizado com a pesquisa científica. “O estudante, depois de se debruçar na análise de um tema, tem a chance de compartilhar o que entendeu sobre o assunto, tecer críticas e contribuir com argumentos robustos. Percebe-se a diferença de postura do acadêmico que realiza uma pesquisa científica e depois apresenta o seu artigo; ele fala com propriedade sobre o tema e domina as nuances de abordagem jurídica”, observou a professora.
Segundo ainda Josiane, é extremamente importante o incentivo a confecção de artigos científicos para o aprimoramento pessoal, acadêmico e profissional. “Quanto aos Projetos de Extensão, ressalto, em especial, a interação com a sociedade, a possibilidade de aprendizado e desenvolvimento de boas práticas, e a execução das matérias aprendidas. O acadêmico pode visualizar se existe uma congruência entre os aspectos teóricos e a realidade”, concluiu.
Essa edição foi um sucesso! Parabéns a todos os alunos. Valeu!!!