Luciano Brum & Smart Band em apresentação para milhares de alunos do UniCV

O Teatro Marista esteve tomado por aproximadamente mil pessoas, entre estudantes e professores, que participaram da abertura do XVII Ciclo de Estudos do UniCV, na noite desta segunda-feira, 29 de maio, enquanto outros milhares de alunos da Educação a Distância acompanharam a programação transmitida pelo canal do Youtube da instituição. O palestrante Fabiano Brum, destaque em todo o território nacional, fez a palestra de abertura, apresentando lições do rock para o mundo corporativo, pela qual destaca motivação, atitude, paixão e conhecimento como ingredientes necessários para quem deseja se destacar no mercado de trabalho. Antes dele, falaram diretores da instituição e houve apresentação de dança do “Espaço Nelson Verri”.

Grupo de Dança Nélson Verri apresenta-se no evento
Reitor José Carlos Barbieri saúda os participantes

Educação e inovação

O Ciclo de Estudos do UniCV é o maior e mais tradicional evento do Centro Universitário de Maringá, destacou o reitor José Carlos Barbieri, ao lembrar que o objetivo é oferecer aos alunos a oportunidade de agregarem novos conhecimentos ligados ao mundo do trabalho e serem mais eficazes. Segundo colocou, a carreira não é mais linear hoje em dia e o que será exigido, cada vez mais, são habilidades como comunicação, escuta, interpretação, resolução de problemas e projetos. Ele disse também que não deve existir a preocupação de que a tecnologia irá substituir o trabalho humano, “porque o homem sempre é quem irá comandar a máquina”, e concluiu afirmando: “a educação é a base de tudo, inclusive para a inovação e a transformação”.

No mesmo sentido, falaram o diretor de Graduação, Alex Alves, e a diretora de Pós-graduação e Pesquisa, Marcela Favero, incentivando a constante busca do conhecimento. Marcela enfatizou que precisamos estar abertos a novas formas de aprendizagem, enquanto Alves fez uma comparação entre o que se exigia de um trabalhador no passado e nos dias atuais. “Se antigamente, era a força física que importava, hoje é a metacognição, ou seja, algo muito mais ligado ao pensamento, à capacidade de compreensão e análise das pessoas para a tomada de decisões apropriadas”, afirmou.

Lições

Ao encontro do que disseram os representantes da instituição, o palestrante Luciano Brum, reconhecido especialista em comportamento empresarial, carreira, trabalho em equipe, motivação e liderança, frisou a importância do conhecimento aprofundado, atualização constante, comprometimento, atitude e paixão pelo que se faz para poder entregar um bom trabalho e satisfazer os clientes. Segundo ele, às vezes é necessário, também, correr risco na carreira, mudar a chave e deixar de fazer as coisas sempre do mesmo jeito. Interpretando canções do rock nacional e internacional, dos anos 80 e 90, ele fez diversas analogias com o trabalho. Usando as palavras de Raul Seixas: “eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”, Brum explicou o quanto é importante mudar de pensamento, estar aberto a inovações e novos aprendizados em um mundo que se transforma a cada dia.

Programação

O XVII Ciclo de Estudos do UniCV prossegue até sexta, dia 2 de junho. Nesta terça e quarta, 30 e 31 de maio, serão ofertados para os inscritos 51 minicursos presenciais e on-line nas áreas de direito, educação, gestão, serviço social, saúde, psicologia, tecnologia e engenharia para diferentes cursos de graduação. Na quinta, 1º de junho, acontecerá uma mesa-redonda, reunindo profissionais do mercado que são destaque em suas áreas, e no dia 02, uma palestra sobre “Fato ou Fake”, ministrada pelo jornalista paranaense Sandro Dal Pícolo, encerra a programação.