A formação a distância é oferecida pela instituição brasileira tanto no Brasil como no exterior; sistema tem agradado os estudantes estrangeiros

Sede do Polo de Gaia em Portugal

Joana Gouveia é portuguesa e escolheu o Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) para fazer uma segunda graduação. Maurício Tino Gomes e Cumba Embaló, de Guiné Bissau, também estão matriculados na instituição. Residindo em Portugal, o brasileiro Willian Franco resolveu aproveitar o tempo para fazer uma graduação em sua área de trabalho.

O comum entre os quatro é que todos moram em Portugal e fazem faculdade à distância por meio de um polo do UniCV, estabelecido em Vila Nova de Gaia, que representa a instituição e presta o apoio necessário para que os alunos possam desenvolver os seus estudos.

Estabelecida no estado do Paraná, a UniCV é uma instituição brasileira com 17 anos de tradição na Educação Superior, que atende estudantes de todo o Brasil por meio da Educação a Distância e, também, do exterior. A instituição oferece mais de cem cursos de graduação na modalidade EAD e mais de 200 de pós-graduação.

Diferencial

A estudante Joana Gouveia observa que as universidades portuguesas não estão bem desenvolvidas ainda na educação a distância e por isso escolheu uma faculdade brasileira. Ela mora em Setubal e, aos 36 anos, prefere conciliar os estudos, em casa, com a criação de uma filha pequena.

“Procurei cursos pela internet e encontrei o UniCV. Conversei com o pessoal do polo de Gaia, que me tirou todas as dúvidas e resolvi, então, iniciar os meus estudos em Administração”, conta Joana, que já pensa em cursar Relações Internacionais, paralelamente, a partir do próximo ano.

“Eu gosto do sistema pela internet. Eu tenho uma filha pequena e posso conciliar. Achei que o UniCV tem muitas opções e gostei, também, do fato de oferecer curso para portugueses, diferentemente de outras que só atendem brasileiros aqui”, comenta Joana.

Flexibilidade

O guineense Maurício Gomes, de 21 anos, cursa Serviço Jurídico. Descobriu o UniCV através das redes sociais e fala que optou pela instituição devido à flexibilidade de horário para os estudos. “Estou bastante satisfeito pela facilidade do sistema educativo. O atendimento do Polo é completamente satisfatório”, afirma o estudante, que mora em Alhandra e faz a sua primeira graduação. Assim como ele, a guineense Cumba, de 29 anos, diz ter encontrado no UniCV a possibilidade de realizar um sonho, cursando Gestão Financeira. “Quero muito atuar nesta área e a graduação vai me ajudar bastante”, diz ela.

Já o brasileiro Willian Franco, 30 anos, mora em Porto e cursa Big Data, conciliando com o trabalho em informática. “Já atuo na área de TI e queria um grau na minha formação. Encontrei cursos interessantes no UniCV. O sistema de ensino flexível é ideal para mim que tenho uma vida corrida e posso me mudar a qualquer momento de cidade. Realmente gosto deste método e indico”, assinala Franco.

“Ao buscar informações no Polo de Gaia fui muito bem atendido. O pessoal tirou todas as minhas dúvidas e logo me matriculei. Já tenho seis meses de estudo e estou bastante feliz. No próximo ano quero ver a possibilidade de uma segunda formação, em conjunto, para melhorar minhas habilidades técnicas”, completou o estudante.

Como funciona

No sistema de ensino a distância do UniCV todas as aulas e atividades acadêmicas obrigatórias são disponibilizadas para o aluno através da internet e orientadas por professores e tutores remotamente.

Os estudantes contam com acesso restrito à área de estudo no site da instituição, onde assistem às aulas, desenvolvem as atividades e podem, também, acompanhar palestras ao vivo transmitidas pelos canais eletrônicos e interagir por chat.

O UniCV é um Centro Universitário reconhecido no Brasil pelo Ministério da Educação, com o Conceito Institucional 4 na Educação a Distância, o que representa alta qualidade.

Formação

O gestor do Polo em Gaia, Marcelo Ramalho, explica que ao estudante estrangeiro basta validar o diploma, depois de formado, em uma instituição de seu país e esclarece, também, que não existe qualquer diferenciação no diploma quanto ao ensino presencial ou a distância.

Segundo ele, uma das vantagens em estudar no UniCV são os valores mais baixos em relação às faculdades portuguesas. O diferencial está ainda na oferta de cursos livres, para os quais não existem órgãos ou conselhos reguladores, caso de Direito, Medicina, Contabilidade ou Psicologia, por exemplo.

“Em muitas profissões não existe isso. O que basta é o conhecimento. É onde nós mais atuamos, oferecendo um ensino superior atualizado às necessidades de um mundo em constante transformação”, conclui Ramalho.

Quer saber mais como é estudar em uma instituição brasileira em Portugal?

Clique aqui.