Pelo quarto ano, mostra foi realizada com o objetivo de ajudar os jovens na escolha da profissão; apresentação ocorreu no campus universitário

Visitantes passaram por diversos espaços na instituição

Mais de 2,5 mil estudantes do Ensino Médio passaram pelo campus do UniCV, nesta segunda (05) e terça-feira (06), para visitar a 4ª Mostra de Profissões. Realizado pelo quarto ano consecutivo, o evento mais uma vez teve por objetivo ajudar os jovens na escolha da profissão, levando informações sobre mercado de trabalho, as possibilidades de carreira em cada área e as características que marcam cada formação.

Diversas escolas de Maringá e Sarandi estiveram presentes. Acompanhados por professores, coordenadores e orientadores, os visitantes foram recepcionados pelo reitor da instituição, professor José Carlos Barbieri, que explicava a cada turma que chegava a importância de receber orientações neste momento em que os jovens podem estar cheios de dúvidas sobre o futuro profissional.

Os estudantes puderam percorrer laboratórios, salas de aula e diversos outros espaços montados para a apresentação dos cursos oferecidos pela instituição nas áreas de humanas, saúde e exatas. Alunos, técnicos e professores da IES explanaram sobre as características de cada profissão, o mercado de trabalho e os campos de atuação.

Ajuda

Beatriz de Oliveira Brandão, do Colégio Estadual Luiz Zanchin, disse que teve a confirmação do curso que deseja fazer. “Eu pensava em Design Gráfico e hoje consegui tirar várias dúvidas conversando com alunos do UniCV. Saio daqui certa de que vou terminar o Ensino Médio e ingressar direto nesta graduação”, afirmou a estudante sarandiense.

Hugo Marcelino da Silva, do Colégio Independência, disse ter achado a mostra interessante para tirar dúvidas e ter mais conhecimento sobre as áreas de atuação em diversas profissões. “Eu penso em fazer educação física e vim com a ideia de conhecer outras possibilidades e me certificar se é isso mesmo que quero”, comentou.

Avaliação

A mostra foi avaliada por professores e coordenadores pedagógicos que acompanharam os alunos como uma oportunidade para a abertura de horizontes. “Nós lidamos com jovens que muitas vezes não acreditam que podem fazer uma faculdade e ter um futuro melhor. Aqui eles enxergam oportunidades. É uma grande motivação”, enfatizou a coordenadora pedagógica do Colégio Duque de Caxias, Sônia Barbosa, de Maringá.

Para estudantes do UniCV que atuaram na orientação aos visitantes, o momento foi também de aprendizado. Quem conta é o estudante do 8º semestre de Direito Willians Brito Carvalho, que deixou a cidade de Altamira, no Pará, para estudar em Maringá. “Lá na minha cidade e no Estado, eu nunca tinha visto uma mostra assim. É uma experiência enriquecedora estar aqui e falar aos estudantes do ensino médio, mostrar a eles o que vão encontrar na graduação e como pode ser o futuro nessa carreira”, frisou.

Amtech

Quem também visitou a mostra foi o secretário municipal Edney Mossambani , da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech). Ele foi recebido pelo reitor e diretores da instituição. Na oportunidade, comentou sobre as possibilidades profissionais na área de Tecnologia da Informação em Maringá, onde existe uma defasagem entre a mão-de-obra qualificada e as vagas de trabalho oferecidas.

“Hoje o nosso mercado está tão carente de profissionais, que primeiro a gente contrata e depois encaminha para uma formação”, explicou, ao salientar a necessidade de um alinhamento entre aquilo que o mercado precisa e a formação oferecida nas universidades. “Havendo esse alinhamento, a pessoa sai da faculdade empregada em nossa cidade e região”, concluiu.