Nas atividades, entre quarta e sexta desta semana, alunos devem propor ideias para resolução de um problema da cidade de Maringá

Apresentar resolução a um problema da cidade de Maringá é a proposta do Ideathon que será realizado no UniCV

Durante as atividades da 3ª Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design de Interiores e 9ª Jornada de Computação, Marketing, Design Gráfico e Design Digitaldo Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), de quarta a sexta desta semana (31 a 02), os estudantes vão participar do Ideathon, um desafio cujo objetivo será apontar soluções para um problema da cidade de Maringá.

As semanas acadêmicas têm como tema central o Metaverso. A palestra de abertura acontece amanhã (quarta-feira), às 19 horas, no auditório da Acim. O assunto será abordado pelo empresário maringaense João Pedro Danhoni, referência em educação com tecnologias imersivas, e Felipe Cunha, de Santa Catarina, responsável pelo primeiro empreendimento do Brasil na construção civil com o conceito de metaverso.

Na sequência, haverá apresentação de exemplos de metaverso da cidade de Maringá e roda de conversa com representantes de secretarias municipais ligadas ao setor de desenvolvimento e tecnologia. Participam o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Estevão Palmieri; o diretor de Aceleração Econômica da Prefeitura de Maringá, Renan Araújo de Azevedo e Aline da Cruz, mentora de startups e gestora executiva do Hub de Inovação Engenium Park.

Ideathon

Ideathons são maratonas de inovação que envolvem concepção e prototipação para resolver um problema ou aperfeiçoar um processo. Esse tipo de evento foca em apresentar ideias para uma necessidade técnica, social ou ambiental, com direcionamento para uma solução que pode resultar em projeto e planos de ação para as empresas ou instituições.

A maratona das semanas acadêmicas do UniCV vai acontecer na quinta (01) e sexta-feira (02) à noite, entre 19h e 22h30, na sede da Amtech – Agência Maringá de Tecnologia e Inovação, localizada no segundo piso do Terminal Rodoviário, sob coordenação do consultor do Sebrae-Paraná Bruno Aldana.

Aproximadamente duzentos estudantes estarão envolvidos. As equipes receberão o desafio na abertura da maratona e terão aproximadamente sete horas para desenvolver e apresentar uma proposta que leve à resolução de um problema da cidade de Maringá.

A apresentação dos trabalhos acontecerá a partir das 21 horas de sexta-feira, no Mercado Fratello, paralelamente ao Investing Day do Sebrae, evento que reunirá empresários das respectivas áreas. Uma banca composta por profissionais dos setores envolvidos vai avaliar os trabalhos e indicar o ganhador.

A equipe vencedora receberá R$ 30 mil em consultoria do Sebrae, três meses de incubação na Engenium Park e uma viagem para Curitiba para participação no Sebrae Summit, em novembro.

Parcerias

As semanas acadêmicas e o Ideathon possuem parceiras com o Sebrae, Codem, Amtech e Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá, além do Smart Space, espaço de empreendedorismo e inovação do UniCV.