Disputa ocorrida no último sábado contou com três jogos disputados entre os dois finalistas; objetivo do campeonato foi promover aproximação entre estudantes e a comunidade

No último sábado, 29 de julho, chegou ao fim o 1º Campeonato UniCV Game, em parceria com a GameSe, após três meses de duração com 11 equipes inscritas e aproximadamente 60 participantes. O campeonato, que teve início em 29 de abril, contou com diversas etapas disputadas remotamente, envolvendo tanto alunos do ensino presencial quanto a distância, além de membros da comunidade externa.

Uma das partidas disputadas no sábado pelas duas equipes finalistas

A final foi transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do UniCV e contou com três jogos disputados entre as duas equipes finalistas. A equipe Sunshine conquistou o primeiro lugar invicta e garantiu o prêmio de R$ 1 mil, além de uma diária no Hotel Palace. O segundo lugar ficou com a equipe Jeferson Caminhões, enquanto o terceiro lugar foi conquistado pela Next Player durante a semifinal realizada em 22 de julho.

O game

O campeonato foi focado no jogo eletrônico League of Legends, um dos mais populares do mundo. A decisão por essa modalidade foi tomada após uma votação interna entre alunos e colaboradores do Centro Universitário Cidade Verde, visando aproximar o meio acadêmico da sociedade e promover a integração entre estudantes do ensino presencial e a distância, proporcionando novas formas de aprendizado.

Luís Carlos Bussolin Filho, aluno de engenharia de software e líder da equipe vencedora, considerou a iniciativa enriquecedora, destacando que o campeonato proporcionou uma forma leve e divertida de aprender coisas novas, além de promover a interação entre os estudantes e a comunidade. Apesar da pouca experiência em competições desse tipo, ele ressaltou que a equipe gostou muito da experiência e já consideram participar de outros campeonatos no futuro.

Organização

Professores do UniCV e organizadores fazem comentários durante as partidas online na final do campeonato

O evento foi organizado pelo Smart Space, um espaço de inovação e empreendedorismo do UniCV, em conjunto com a GameSe, que disponibilizou sua plataforma de jogos eletrônicos para a realização das partidas. Camila Chirnev, coordenadora do Smart Space, parabenizou os participantes e agradeceu a todos por acreditarem na credibilidade do campeonato em sua primeira edição. Ela enfatizou que o Smart Space tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo no meio acadêmico e conectar estudantes a oportunidades de negócios e tendências de inovação, e o UniCV Game faz parte dessa missão, ao apresentar aos alunos um mercado em crescimento, o de jogos eletrônicos.

Jhonatan Pereira da Silva, sócio da GameSe, afirmou que o objetivo da ação foi plenamente alcançado, promovendo a socialização entre os alunos. Ele ressaltou a importância das instituições de ensino fornecerem relações saudáveis com o universo dos e-sports, agregando valor, engajamento e interesse, o que pode influenciar positivamente a permanência dos alunos na graduação. “Além disso, a prática de e-sports oferece ganhos cognitivos, estimula o trabalho em equipe e promove a conexão e a relação interpessoal”, acrescentou.

O professor Pedro Favero, convidado a participar como comentarista em várias partidas, incluindo a final, destacou a melhoria da comunicação entre alunos de diferentes cursos e semestres e o desenvolvimento do pensamento estratégico como aspectos importantes do evento. Ele também enfatizou que os jogos eletrônicos podem ser uma ferramenta para transmitir conhecimento em várias áreas, como matemática, raciocínio lógico, idiomas, programação, entre outros.

Com o êxito da primeira edição, a intenção é dar continuidade ao projeto e expandir ainda mais as possibilidades para os alunos interessados em participar, afirmou Camila Chirnev.