Tecnologias digitais, aprendizagem colaborativa e sala de aula invertida são discutidas no estudo

Professora Renata em sala de aula

Graduada e mestre em Ciências Sociais, com doutorado em Educação, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), a professora Renata Oliveira dos Santos, que ministra disciplina em vários cursos do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), recebeu aprovação de um trabalho sobre ensino híbrido para apresentar em importantes congressos de tecnologia e educação a distância.

No trabalho, realizado em conjunto com outros pesquisadores, são discutidas metodologias ativas, aprendizagem colaborativa e sala de aula Invertida, visando-se repensar as práticas pedagógicas para um ensino que está caminhando para o hibridismo.

O estudo será apresentado no Congresso Internacional de Educação e Tecnologia (CIET) e no Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância (CIESUD), que acontecem conjuntamente, entre os dias 31 de outubro e 16 de novembro, na Universidade Mackenzie, de São Paulo.

O trabalho desenvolvido é um recorte da tese de doutorado de Renata e tem como base vivências no Ensino Superior e a relação com as tecnologias Digitais.

“Concluímos que o ensino híbrido possibilita a reflexão sobre o processo educativo, de forma que a educação possa ser on-line ou off-line, onde todos os alunos possam estar conectados fisicamente e digitalmente a todo momento”, aponta a pesquisadora.

Para Renata, o tema tem a relevância de se pensar que a “educação híbrida está intimamente relacionada a uma compreensão da necessidade de entender que a educação se realiza a partir de diferentes modalidades e metodologias, em especial, com o entendimento de que as tecnologias digitais não são apenas ferramentas, instrumentos ou recursos, mas sim parte de todo processo de formação dos estudantes, assim como, do seu desenvolvimento físico e social”.