Projeto desenvolvido pela instituição universitária em parceria com a entidade assegura estudo gratuito a pacientes renais em tratamento

O Reitor José Carlos Barbieri ao lado de enfermeiras da Renal Vida e um dos pacientes que recebeu bolsa de estudo do UniCV

O reitor José Carlos Barbieri visitou a sede da Associação Renal Vida, em Blumenau, com quem o Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) mantém um projeto para assegurar aos pacientes renais a oportunidade de estudar enquanto estão em tratamento.

Por meio do projeto ReAprender, os pacientes atendidos pela Renal Vida recebem bolsas de estudo de graduação ou pós-graduação a distância e podem aproveitar o tempo durante as sessões de hemodiálise para estudar. As sessões costumam acontecer três vezes por semana e duram em média quatro horas, tempo que é aproveitado para um novo aprendizado.

Atualmente, 58 pacientes são beneficiados pelas bolsas de estudo oferecidas pelo UniCV, que tem sede em Maringá (PR) e atende em todo o Brasil por meio de mais de 500 polos de Educação a Distância.  O Polo de Blumenau é um deles e foi responsável por viabilizar a parceria com a Renal Vida.

Na visita que fez ao centro de tratamento renal, um dos maiores do Brasil, com seis unidades de atendimento, Barbieri conversou com alguns pacientes. Valmir foi um deles. Ele acabou de iniciar o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e disse que o projeto lhe permite pensar no futuro de uma forma diferente.

“Faço hemodiálise três vezes por semana e isso me impossibilitou de trabalhar. Com a faculdade, penso obviamente em evoluir e conseguir um bom emprego no futuro”, disse ele.

Para Barbieri, os alunos atendidos pelo projeto são exemplo de pessoas que, mesmo em meio à dificuldade, não desanimam e buscam algo que possa fazer a diferença na vida deles e da sociedade. Ele elogiou o grupo de estudantes e desejou sucesso a todos.

Destaque

O projeto ReAprender ganhou destaque nacional recentemente, ao ser apresentado em uma reportagem no Jornal Nacional, da Rede Globo, enfatizando, além do trabalho de responsabilidade social, o quanto as novas tecnologias e uma conexão estável de internet são instrumentos importantes para os estudos atualmente.