Projeto em parceria com o Núcleo Regional de Educação visa despertar olhar de estudantes do Ensino Médio para possibilidades no futuro

Inovação e empreendedorismo são temas que entraram em pauta no Brasil nos últimos tempos, como forma de enfrentar as rápidas transformações pelas quais o mundo passa atualmente. Nada mais necessário, portanto, que o assunto esteja dentro das salas de aula.

Braço do UniCV na área de inovação, o Smart Space desenvolve um projeto em conjunto com o Núcleo Regional de Educação de Maringá para que a temática seja tratada nas escolas públicas de ensino profissionalizante.

É a partir dessa proposta que aproximadamente trezentos estudantes de cursos profissionalizantes na área de Administração passaram a ter contato com o conteúdo de inovação e empreendedorismo.

São no total dez escolas atendidas de Maringá, Marialva, Mandaguari, Paiçandu, Mandaguaçu, Floresta e Sarandi, numa série de palestras que tiveram início dia 24 de outubro e se estendem até o dia 9 de novembro.

Responsável pelo setor de inovação no UniCV, a professora Marcela Favero, explica que o projeto é focado na sensibilização dos jovens e quanto antes eles tiverem oportunidade de conhecer sobre o tema mais abre-se a possibilidade de no futuro virem empreender por oportunidade e não por necessidade. 

“Levamos para eles reflexões e mostramos meios para validação de ideias, falamos dos programas de fomento à inovação, como apropriar-se desses recursos e abraçar as oportunidades. Ou seja, procuramos abrir o olhar e ampliar o horizonte profissional desses jovens”, salienta a professora.

Expansão

Ana Paula Fernandes Reis, embaixadora da Educação Profissional do Núcleo Regional de Educação, diz que a intenção é expandir o projeto em 2023 para as 38 escolas de ensino profissionalizante abrangidas pelo Núcleo.

Segundo ela, a receptividade dos alunos tem sido excelente. “Consideramos de suma importância tratar essas questões com os estudantes do ensino profissionalizante porque é uma forma de abrir a mente deles para novas possibilidades de carreira”, afirma Ana Paula.

A coordenadora do Smart Space, Camila Caobianco, lembra que em Maringá os ecossistemas de inovação vêm trabalhando fortemente para gerar novas ideias que agreguem valor aos negócios, ao mercado e à comunidade.

 “É fundamental que as escolas não fiquem de fora. O nosso projeto procura estimular nos jovens um olhar inovador para se inserirem dentro dessa nova realidade, já na sua vida escolar ou no futuro dentro de sua profissão”, conclui.

Assunto no Congresso

A matéria já é pauta também no Congresso Nacional. Senadores aprovaram em setembro do ano passado o PL 2.944/2021, da senadora Kátia Abreu, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para incluir os temas “empreendedorismo” e “inovação” nos currículos da educação básica e superior. A matéria encontra-se na Câmara dos Deputados para votação.