Prazo para inscrição dos projetos vai até 28 de junho

O UniCV lançou este ano três editais para a seleção de projetos para o Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC). O edital Nº 1 2023/2024.1 já está aberto e pode ser consultado no site da instituição. Já os editais Nº 2 e Nº 3 serão abertos no próximo dia 30/03 e oferecem bolsas de estudo para acadêmicos do Ensino Presencial e Educação a Distância, respectivamente.

Os professores orientadores têm o prazo até 28 de junho para submeter os projetos, exclusivamente pelo Sistema PIIC360 (https://piic360.unifcv.edu.br/login) enquanto o período para o desenvolvimento da pesquisa vai de agosto de 2023 a julho de 2024.

O edital com bolsa de estudo para alunos do presencial contempla duas áreas de estudo: 1) Promoção, prevenção e recuperação da saúde do ser humano, visando a integridade do ser independentemente de suas condições; 2) Práticas tecnológicas inovadoras para o planejamento urbano.

Já o edital Nº 3, com bolsas de estudos para estudantes EAD, traz três possibilidades de pesquisa: 1) Análise de Informações para tomada de decisões; 2) Promoção do Meio Ambiente e Sustentabilidade; 3) Educação, Ciência e Tecnologia.

“A pesquisa científica visa estimular nos alunos raciocínio crítico, formulação de ideais, questionamentos e busca de respostas para os problemas da sociedade, ao mesmo tempo em que amplia a visão de mundo e contribui de maneira significativa no processo de aprendizagem”, diz a coordenado do PIIC, professora Paula Juliana Ferreira Albero.

Os acadêmicos pesquisadores têm diversos benefícios, na retirada de livros para consulta, participação em eventos da instituição, aproveitamento das horas dedicadas ao projeto como atividade complementar, entre outros. Devem ter o compromisso de apresentação dos resultados da pesquisa em eventos e publicações científicas.

O edital geral de Nº 1 2023/2024.1 contempla 15 vagas para a seleção de trabalhos, enquanto os editais Nº 2 e Nº 3 oferecem uma bolsa de estudo para cada área de pesquisa.

Mais informações, consulte aqui.