O Desafio re-Modelar 2022 envolveu estudantes universitários de todo o Estado na busca de soluções sustentáveis para a indústria da moda

Estudantes do UniCV durante reunião de criação do projeto

Criado pelo Sebrae Paraná, em parceria com a Biolist Soluções Ambientais e o Smart Space, do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), o Desafio re-Modelar 2022 nasceu com o propósito de envolver o público universitário, tanto da graduação quanto pós-graduação, na busca de soluções sustentáveis para a indústria da moda paranaense. Puderam participar estudantes de todo o estado com ideias e projetos que tragam inovações para o setor. Dezessete equipes se inscreveram e quatro apenas chegaram à final.

O resultado final com o anúncio da equipe vencedora será conhecido no dia 22 de setembro, durante um evento estadual de moda sustentável do Sebrae, que acontecerá em Maringá. A equipe vencedora vai levar um prêmio no valor de R$ 1.500.  A maratona de ideação começou no dia 28 de abril e contou com várias etapas, durante as quais os estudantes puderam ser orientadores e acompanhados por professores e mentores do Sebrae.

Propostas

As propostas de inovações deveriam ser estruturadas considerando novos modelos de negócios, seus processos de produção, compra e logística e a rastreabilidade de seus resíduos, dentro de quatro áreas temáticas: 1) Novos modelos de negócios de moda sustentável; 2) Ressignificação dos resíduos têxteis ou fibras mistas predominantes nas indústrias de confecções; 3)  Metodologias ou tecnologias para redução de resíduos na indústria da moda; 4) Metodologias ou tecnologias para a produção de fibras sustentáveis.

Trabalhando com o tema “Ressignificação dos resíduos têxteis ou fibras mistas predominantes nas indústrias de confecções”, a equipe do UniCV, formada por cinco alunos de diferentes cursos e orientada pela professora Marcela Favero, envolveu uma indústria do setor privado e uma empresa do terceiro setor na criação da proposta de um novo produto com a utilização de restos de tecidos.

Interdisciplinaridade

Conforme Rodrigo Gaspar, líder do grupo, o fato de serem de diferentes cursos ajudou bastante no desenvolvimento do projeto. “A interdisciplinaridade foi fundamental, e o interessante é que todas as graduações do UniCV contam com a disciplina de sustentabilidade, o que facilitou a nossa interação e convergiu os nossos interesses”, disse ele.

 “Levantamos dados e ficamos mobilizamos em desenvolver soluções para a área. Não tem como fechar os olhos para o que acontece no mercado. Fora a alegria de chegar à final, estamos muito satisfeitos em contribuir com a sociedade para tentar acabar com um problema que é a geração de resíduos pelas indústrias de confecção”, completou o estudante.

Para Perseu Bastos, consultor do Sebrae Paraná, “inovação e solução de problemas emergem da conexão e cooperação entre pessoas, instituições e setores”. “Esse foi o objetivo do Desafio re-Modelar: reunir visões diferentes para criar novos horizontes para o mercado da moda, desenvolvendo pessoas e ativando o ambiente acadêmico, econômico e político de Maringá e região”, acrescentou.

Priscila Brustin, coordenadora do Desafio e gestora da Biolist, disse que a proposta foi um instrumento importante para incentivar o empreendedorismo entre os acadêmicos, dar oportunidade de buscarem experiências junto ao mercado e gerar negócios sustentáveis.

Equipe UniCV

A equipe do UniCV que concorrerá ao prêmio final é formada por Rodrigo Gaspar de Almeida (Gestão Ambiental); Matheus Henrique Delmonaco (Análise de Desenvolvimento de Sistemas); Laís Nascimento Gomes (Ciências Econômicas); Josiane Cristina Venturini de Campos (Big Data e Inteligência Analítica) e Juliano Olímpio Lima (Análise e Desenvolvimento de Sistemas).